Dia de Campo sobre forrageiras em Siderópolis
March 27th, 2009
Por
Sergio Maestrelli
O Escritório Local da Epagri de Siderópolis promoveu na propriedade do agricultor Edmar Viana, na Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, um Dia de Campo sobre Forrageiras.
De acordo com Edson Borba Teixeira, extensionista local, o evento foi prestigiado por 40 agricultores e o objetivo dos técnicos foi o de mostrar e incentivar o cultivo das diversas forrageiras de verão e espécies de adubação verde disponíveis.
Associação de Criadores de Gado de Leite

O engº agrº da Epagri Cleyton José Pereira, a convite dos vereadores, esteve presente na última sessão da Câmara para discorrer sobre as atividades da ACGLU- Associação de Criadores de Gado de Leite de Urussanga que possui um quadro de 30 associados. De acordo com o extensionista, a associação trabalha para viabilizar o funcionamento da unidade de beneficiamento de leite, localizada em Rio Carvão Baixo. A área da unidade envolve 160m2 de área construída e pode beneficiar cerca de 5.000 litros de leite/dia, o que significa cerca de 40% da produção de leite do município. Está sendo viabilizado acesso adequado à unidade, equipamentos para transporte de leite, caminhão-tanque, prensa para cerca de cem formas de queijo e resfriador. Não há mais tempo hábil para se ter esse produto disponível na próxima Festa “Ritorno Alle Origini”, porém na Festa do Vinho de 2010, seguramente teremos cubinhos de queijo da ACGLU para fazer companhia com o vinho Goethe.
PÍLULAS
- Na sede da Associação Friulana em Rio Maior, a Coofasul através da Acapaaq recebeu do Governo do Estado, a segunda parcela no valor de R$42.500 das mãos do secretário estadual da Administração José Nei Alberton Ascari. De acordo com o extensionsista responsável pelos trabalhos da Coofasul, Fernando Damian Prevê Filho, os recursos serão utilizados na aquisição dos equipamentos para a unidade engarrafadora.
- O Comitê da Bacia do Rio Urussanga promoveu através do Projeto Piava, a 1ª oficina de uma série de 11, visando a capacitação dos membros do referido comitê. O evento ocorreu no dia 25, no Restaurante San Gennaro e tem por objetivo a montagem do plano da bacia do referido rio. O Comitê é integrado por cerca de 40 entidades.
- Em 2007, o Padre Jiovani Manique Barreto apresentou uma brilhante idéia a representantes da área cultural: transformar a torre de nossa igreja matriz num museu sacro. Em virtude de exigências legais por parte do Corpo de Bombeiros no item “segurança”, a idéia tornou-se inviável, pois o ambiente da torre sofreria modificações que o descaracterizariam do ponto de vista histórico. Inviabilizada esta ação, quem sabe a Paróquia, Diretoria de Cultura e entidades culturais possam desenvolver um projeto para transformar a antiga residência do Monsenhor, num local cultural que abrigaria além do museu sacro, um espaço para a história de nossa paróquia, registrando os feitos e as conquistas dos padres Luigi Marzano, Cônego Luiz Gilli, Monsenhor Agenor Neves Marques, Pe Daniel Sprícigo, dentre outros padres que por aqui passaram, cuidando do rebanho do Senhor. A construção (foto), conforme relato de Adão Bettiol, foi se convento das Irmãs vindas do Piemonte, sede do Paraíso da Criança, gráfica, escola de italiano, cadeia, capela Mãe Peregrina, escola primária, sede dos Cardeais da Colina, Clube da Colina, escola de apicultura, residência do Padre Agenor. O local está impregnado de história e necessita passar por um processo de restauração. Muitos dizem que precisamos viver o presente e investir no futuro. Concordamos, mas para isso, não há nenhuma necessidade de se desprezar ou menosprezar o passado. Afinal logo, logo, todos nós seremos “passado” também.
ATTENTI RAGAZZI
Polenta com cultura. É o que pode ser constatado na “Atafona Maestrelli” ou utilizando uma expressão do jornalista Sérgio Costa, no “Shopping Rural do Derde”, na Rua Siqueira Campos, 126, antiga Rua do Sapo.
Lá está montada, pela Unesc, a Exposição Foto/etnográfica “Um Novo/Velho Olhar”, sob a coordenação do professor e artista plástico Edi Balod, auxiliado pelos alunos do curso de Arquitetura & Urbanismo e Geografia da referida universidade.
Até o dia 31 de março, você pode conferir naquele local, inúmeras fotos históricas de Urussanga.
Deixe sua Mensagem