25 C
Americana
segunda-feira, abril 12, 2021

Privação do sono pode desencadear problemas no desenvolvimento infantil, apontam especialistas

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Os especialistas em sono infantil são categóricos e afirmam com veemência: crianças que sofrem de privação do sono podem ter seu desenvolvimento físico, motor e cognitivo comprometidos, em decorrência de tal prática.
As crianças poderão manifestar futuramente dificuldades na aprendizagem, concentração, memorização, irritabilidade, entre outros.

Por isso, não mantenha seu/sua filho(a) acordado(a) se ele estiver com sono. O impedimento do descanso produzirá doses de cortisol – o hormônio do estresse, e ele terá grandes dificuldades em ter um sono de qualidade e de permanecer dormindo.

Entre os benefícios do sono estão: a prevenção da obesidade, consolidação da aprendizagem, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção do diabetes, melhora do desempenho físico, entre outros.

Abaixo temos a média padrão de sono dos brasileiros, que pode variar de um indivíduo para outro, de acordo com cada fase:

Bebê – um bebê precisa dormir em torno de 11h a 17h, distribuídas ao longo do dia.

Criança – com idade entre 3 a 10 anos precisa descansar em torno de 10h por noite.

Adolescente – de 12 a 18 anos precisa dormir cerca de 9h por noite.

Adulto – a partir de 18 anos precisa ter um repouso de 7h a 8h por noite.

Idoso – um idoso, a partir dos 65 anos de idade, precisa ter um repouso de aproximadamente 6h a 7h, divididas entre o dia e a noite.

Importante: caso seu/sua filho(a) encontre dificuldades ou apresente sinais de distúrbio, procure auxílio de um especialista em distúrbios do sono.

Por Portal Panorama

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também