21 C
Americana
sexta-feira, abril 16, 2021

Deputado Cauê Macris é o novo secretário da Casa Civil do governo de São Paulo

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O deputado estadual Cauê Macris é o novo secretário da Casa Civil do governo de São Paulo. O político do PSDB estava até ontem na Presidência da Assembleia Legislativa.

Cauê deverá cuidar da pasta a partir desta terça (16), segundo a reportagem apurou. O espaço chegou a ser reservado por Doria para Gilberto Kassab, ex-ministro, ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, que ficou quase dois anos licenciado e acabou se desligando oficialmente da gestão tucana no final do ano passado.

Nas últimas semanas, aliados de Cauê também se movimentaram para que ele seja incluído na chapa ao Governo de São Paulo em 2022, como possível candidato a vice de Rodrigo Garcia (DEM) – atual vice de Doria.

O sucessor de Cauê no comando da Assembleia será Carlão Pignatari (PSDB), eleito nesta segunda para comandar a Casa, com 65 votos entre 94 deputados – resultado já esperado e que consolida o domínio dos tucanos na Casa.

Carlão foi líder do governo nos últimos dois anos, quando atuou para aprovar projetos estratégicos ao Palácio dos Bandeirantes, como a reforma da Previdência, a extinção de estatais e o ajuste fiscal (o polêmico PL 529, que provocou aumento de ICMS).

Sua eleição, já prevista em acordo entre os partidos inclusive com a participação do PT, garante ao PSDB mais dois anos no comando da Assembleia. Desde 2007, os presidentes da Casa são tucanos e, desde 1995, ainda que com breves intervalos, o partido governa o estado. A hegemonia é criticada por opositores, que veem submissão do Legislativo ao Executivo.

Abaixo a nota do governo estadual sobre a nomeação de Cauê para secretário da Casa Civil:

O deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris, será o Secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo. A sua nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado. 

“Cauê une capacidade de realização, conhecimento e entusiasmo na gestão pública. O Governo de São Paulo ganha com a sua capacidade de interlocução, envolvendo sociedade civil e Poder Legislativo. Nosso objetivo neste momento é um só: superar a pandemia do coronavírus”, diz o Governador de São Paulo, João Doria.

Em seu terceiro mandato de deputado estadual, Macris foi presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo por duas vezes. 

A sua gestão na Alesp foi marcada pelo apoio às ações contra a COVID-19, doação de 30% dos salários dos deputados no combate à pandemia, lançamento do aplicativo Fiscaliza Cidadão para ampliar a transparência da Assembleia, além de corte de gastos e modernização administrativa.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também