26.5 C
Americana
quarta-feira, abril 14, 2021

Projeto incentiva empreendedorismo entre crianças e jovens no Município

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador Reinaldo Casimiro (Podemos) protocolou na quinta-feira (18) o Projeto de Lei 48/2021, que autoriza o Poder Executivo a implantar a política municipal de estímulo ao empreendedorismo – Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JPP), voltada a crianças de seis a 12 anos e a jovens de 13 a 29 anos. De acordo com a propositura, os princípios dessa política de estímulo são a cultura empreendedora entre crianças e jovens; a capacitação e a formação do jovem empreendedor com a difusão do conhecimento tecnológico e das inovações científicas; o desenvolvimento sustentável; o respeito as diversidades locais; a cooperação entre os mais diversos setores da sociedade civil organizada; a inclusão social; e a igualdade de gêneros.  

O projeto dispõe, ainda, que essa política municipal visa a dar ao jovem o protagonismo estratégico, com o intuito de elevá-lo a líder empreendedor, sensibilizando quanto às oportunidades de negócio e mercado. Também estão entre os objetivos dessa política municipal incentivar a criação de projetos produtivos que agreguem valor a produtos e serviços; disseminar a cultura empreendedora; fomentar a criação de empresas e da atividade negocial; aproximar o campo científico e de tecnologias das atividades de mercado; e potencializar as ideias de negócios.

Além disso, a cidade contará com educação empreendedora, cujo papel será o de fomentar a qualificação técnica, evitar a evasão escolar, lecionar sobre as regras de mercado, noções de economia, planejamento empresarial, gestão financeira, sustentabilidade ambiental e fundamentos técnicos. O planejamento e a coordenação da política pública autorizam que os Poderes, no âmbito de suas competências, instrumentalizem ações voltadas para a observâncias da lei e de seus princípios basilares: enquanto o Legislativo fomentará essas políticas no projeto Câmara do Futuro, a rede privada poderá inserir o empreendedorismo em seu cronograma de aulas e palestras.

“O atual cenário brasileiro se encontra com um número muito grande de desempregados, numa situação lastimável”, afirmou o parlamentar, ressaltando que o incentivo ao empreendedorismo de crianças e jovens pode melhorar esse cenário em longo prazo. “Aqueles que têm o perfil e o desejo de empreender não só terão uma atividade para desempenhar, como poderão gerar mais empregos para a população”, concluiu.

Por Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também