22 C
Americana
sexta-feira, abril 16, 2021

Com estoques baixos e queda em doações, Hemocentro da Unicamp e Banco de Sangue de Americana pedem ajuda

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O Hemocentro da Unicamp, em Campinas (SP), e o Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) divulgaram na sexta-feira (19) que estão com estoques de sangue abaixo dos níveis recomendados. Nos dois locais houve queda de até 60% nas doações.

Os dois locais informam que precisam de doações de todos os tipos sanguíneos, mas ressaltam que os tipos A -, A+, O- e O+ são os que mais estão em falta no momento.

Segundo o Hemocentro da Unicamp, que atende a rede SUS responsável por 6 milhões de pessoas nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), o estoque de sangue está em 40%. Durante toda a pandemia da Covid-19, a unidade sofreu com a queda de doações.

Em setembro de 2020, chegou a receber, pela primeira vez em cinco anos, socorro de outras unidades do País. Nessa nova explosão de casos, internações e mortes por Covid, a queda nas doações chega a 60%.

Para atender os doadores durante a pandemia da Covid-19, o Hemocentro da Unicamp está realizado a coleta de sangue com hora marcada. Os interessados podem realizar o agendamento através do site: https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/

  • Hemocentro
    Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
    Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
  • Mario Gatti
    Endereço: Av. Prefeito Faria Lima, 340, Pq. Itália
    Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
  • Hospital de Sumaré
    Endereço: Av. da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista
    Quando: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h
  • Hemonúcleo de Piracicaba
    Endereço: Rua Silva Jardim, 1.700 (antigo prédio do ‘Saúde inteligente’)
    Quando: de segunda a sexta, das 7h30 às 13h

Banco de Sangue de Americana

O problema registrado na Unicamp é semelhante ao do Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana, que viu o número de doações cair 60% nos últimos 15 dias. Para contornar a situação, a equipe pede ajuda com doações voluntárias e recruta parentes de pacientes que estão passando por transfusão para ajudar.

Para fazer a doação é necessário agendar data e horário através do aplicativo Sangue Amigo, disponível para iOS e Android. O doador não deve levar acompanhantes e precisa estar usando máscara ao chegar no local e durante o procedimento.

Além disso, o local está recebendo apenas 30 doadores por dia para evitar aglomerações. A Prefeitura de Americana ressalta que o Banco de Sangue está num setor separado do Hospital Municipal, logo, não há contato entre doadores e pacientes.

O Banco de Sangue do Hospital Municipal está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Americana. Mais informações pelo telefone (19) 3468-1739.

Recomendações aos doadores

  • Não estar em jejum;
  • Estar bem de saúde;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
  • Não ter fumado duas horas antes;
  • Pesar mais que 50 kg;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos;
  • Menores de 18 anos devem ir acompanhados pelo responsável;
  • Repouso mínimo de seis horas na noite anterior da doação;
  • Evitar ingestão de alimentos gordurosos antes da doação;
  • Levar documento com foto.
- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também