21 C
Americana
sábado, abril 17, 2021

Nova Odessa recebe 20 bombas infusoras para unidades respiratórias da Rede Municipal de Saúde

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Um dia após buscar pessoalmente em Itajubá/MG os oito novos respiradores para as unidades respiratórias da Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa que atendem pacientes com Covid-19, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, recebeu na quinta-feira (1º de abril), no Paço Municipal, mais uma entrega de equipamentos que serão utilizados para salvar vidas. Chegaram à cidade as 20 bombas injetoras de soro e medicamentos.

O prefeito apresentou os novos equipamentos ao lado do secretário municipal de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues, e da secretária-adjunta da pasta, Sheila de Moraes. As bombas completam um “pacote” de equipamentos que incluiu ainda, além dos respiradores, os cinco monitores de sinais vitais do tipo multiparâmetro, adquiridos com a mesma finalidade e recebidos pela Prefeitura de Nova Odessa no último dia 24 de março.

Todos os equipamentos já se encontram à disposição da equipe da Rede Municipal de Saúde para uso com pacientes graves do novo coronavírus, tanto na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada quanto na nova ala respiratória isolada do Hospital e Maternidade Municipal.
“(As bombas) são equipamentos que servem para dosar o medicamento que a pessoa está tomando, inclusive pacientes intubados. Essas bombas vão ser usadas tanto no Hospital, na ala respiratória, quanto na Unidade Respiratória do Alvorada. É como eu e o doutor Nivaldo sempre falamos: queremos salvar vidas. E ter bons equipamentos à disposição da nossa dedicada equipe de profissionais da Saúde é fundamental para essa missão”, apontou Leitinho.

“Vai ajudar muito, são equipamentos muito bons, dos quais já vínhamos sentindo falta na Rede. Traz mais segurança para o paciente e melhores condições de trabalho para a equipe”, acrescentou Nivaldo Rodrigues. “Equipamentos novos como estes trazem segurança para a nossa equipe, tudo isso vem somar no nosso trabalho. Estávamos aguardando ansiosamente a chegada de todos esses novos itens adquiridos pela Prefeitura, porque o volume de atendimentos tem aumentado nas últimas semanas”, completou Sheila de Moraes.

“Queremos salvar vidas, é para isso que a Prefeitura de Nova Odessa está investindo na Saúde. Quando a pessoa entra numa unidade respiratória, esta tem que estar equipada para atender bem essa pessoa. Esse é nosso papel de gestores públicos, dar essas condições de atendimento. Mas peço novamente que as pessoas também façam a sua parte usando álcool em gel, praticando o distanciamento social, evitando aglomerações a qualquer custo e usando máscaras. Se você puder, fique na sua casa para evitar contaminar sua família, seus entes queridos”, afirmou o prefeito novaodessense.

PACOTE

No total, apenas na compra destes 30 novos equipamentos (33 se contados os três respiradores doados), a Prefeitura de Nova Odessa investiu R$ 410.500,00. Segundo a Secretaria Municipal de Administração, o valor representa uma “economia” de R$ 55.500,00 (o equivalente a -11,9%) com relação ao preço médio de mercado destes três itens atualmente – isto quando é possível encontrá-los à venda.
Dos 8 respiradores recebidos na quarta-feira, cinco foram comprados pela Prefeitura e outros três foram doados pela empresa Coelho Engenharia e Imobiliária. Com estes novos ventiladores pulmonares, por exemplo, a Rede Municipal passou a contar com 14 equipamentos do tipo – mais que o dobro dos seis que estavam disponíveis até então para o atendimento de pacientes com sintomas graves da Covid-19.
O prefeito entregou pessoalmente quatro equipamentos em cada uma das unidades no início da madrugada de quinta-feira, ao chegar de Itajubá/MG. Segundo o enfermeiro emergencista Edson dos Santos Silva, coordenador da Unidade Respiratória do Alvorada, os respiradores são de excelente qualidade e fácil manuseio. “Já testamos os aparelhos, e eles são ‘show de bola’”, resumiu.

OUTRAS MEDIDAS

A gestão municipal segue reforçando a Rede Municipal de Saúde para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A Prefeitura de Nova Odessa determinou a criação imediata de mais 16 leitos, de baixa complexidade, na Unidade Respiratória do Alvorada, por meio da transferência de alguns setores para tendas instaladas no estacionamento da antiga UBS.
Com mais esse “reforço” na Rede de Saúde, Nova Odessa passará a contar com 47 leitos de baixa e média complexidade para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus, sendo 36 na UR e mais 11 na ala respiratória do Hospital e Maternidade Municipal. Para comparação, em dezembro, eram 14 leitos do tipo em toda a Rede de Saúde da cidade.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também