Você já deve ter ouvido a seguinte frase: barriga pontiaguda indica gravidez de menino, e arredondada, de menina, não é mesmo?
O fato é que, infelizmente, ela não passa de uma mera crença popular e tampouco conta com respaldo científico.
Para os especialistas, somente duas variáveis determinam o formato da barriga: a primeira está relacionada ao tamanho e ao peso do bebê. Devido ao fato de os meninos, em sua maioria, pesarem mais que meninas, isso pode fazer com que o abdômen da mamãe apresente uma certa protuberância, porém, nada determinante a ponto de revelar o sexo do bebê.
A segunda variável está ligada à posição do feto no útero. Se as costas dele estiverem paralelas às da mamãe, o abdômen apresentará um formato mais arredondado. Além do mais, a posição do bebê pode variar de acordo com a evolução da gestação.
Sendo assim, cientificamente falando, o formato da barriga não é parâmetro suficiente para determinar se o bebê será menino ou menina, mesmo a prática apresentar, em dadas situações, um diagnóstico assertivo e ser de grande alegria.
Os procedimentos mais indicados e eficazes para a descoberta continuam sendo a ultrassonografia e o exame de sangue. Caso contrário, o melhor a ser feito é aguardar pela surpresa.
Importante: não deixe de fazer o acompanhamento pré-natal com seu médico de confiança. Ele é fundamenta para manter a integridade das condições de saúde sua e do bebê.