24.9 C
Americana
quinta-feira, maio 6, 2021

DAE intensifica combate às perdas de água e robô entra em ação

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) formou, no início deste mês, um grupo técnico multidisciplinar com funcionários da autarquia a fim de planejar ações sobre o “Plano de Redução e Controle de Perdas de Água e de Faturamento na área urbana do município de Santa Bárbara D’Oeste”. Além de colocar em prática novas ações, serão avaliadas as metas cumpridas no plano existente e a implantação de um Plano de Eficiência Energética, o que proporcionará uma abrangência importante aos trabalhos. O grupo ganha ainda, mais um reforço com o auxílio de um robô que identifica vazamentos não visíveis, uma tecnologia contratada pelo DAE.

O robô atua equipado com vídeo inspeção no subterrâneo percorrendo galerias pluviais. As imagens são capazes de detectar situações de rompimentos na rede pública de abastecimento de água que acabam vazando e se infiltrando nas galerias. Por sua vazão não estar visivelmente aparente, a identificação deste tipo de dano é bem mais difícil e demorada.

Em ação no último final de semana, o robô percorreu ruas da Vila Grego e encontrou dois vazamentos brotando nas galerias pluviais, sendo um deles considerado grande. Os dois foram reparados pela equipe de manutenção do DAE.

O reservatório da Vila Brasil, que atende a Vila Grego, conta com monitoramento 24 horas na distribuição de água por meio de macro medidores, os quais acusaram um aumento significativo nas vazões noturnas e motivaram a investigação no local, além das pesquisas iniciais de vazamentos realizadas nessa e em outras regiões da cidade pelo sistema de “Geofonamento”(Instrumento que serve para escutar ruídos na terra, utilizando-se da prospecção através do eco).

“A maioria das grandes obras de combate às perdas de água já foi realizada nos últimos anos na gestão do prefeito Denis Andia, como troca de redes antigas do Centro, setorizações e controle de pressão de água em regiões da cidade, com instalações de VRPs (Válvula Redutora de Pressão), dentre outras obras concluídas que já trazem resultados positivos. A sequência agora das atividades de execução do plano de controle de perdas e eficiência energética é uma das diretrizes prioritárias passadas pelo prefeito Rafael Piovezan”, disse o diretor-superintendente do DAE, Laerson Andia Junior.

Atualmente, o índice de perdas de água no município está em torno de 50%, incluindo as perdas reais (vazamentos) e aparentes (hidrômetros avariados e fraudes). A expectativa do grupo é continuar seguindo trabalhando forte nas ações do Plano de Redução e Controle de Perdas, tendo como meta buscar o índice de 25% de perdas. Grande desafio que foi lançado ao grupo técnico pelo superintende do DAE.

“Vamos nos empenhar ao máximo em estudar os diagnósticos levantados no plano e trabalhar pesado para continuar gerando ações que garantam a redução das perdas com produção de melhores resultados. Medidas que certamente vão agregar no avanço do desenvolvimento da cidade e principalmente na preservação dos nossos mananciais”, completou.

Por DAE | Foto cedida por JR Services.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também