A Prefeitura de Nova Odessa (SP) decidiu suspender o início das aulas presenciais na rede municipal, que estava previsto para o próximo dia 8 de março. Segundo a administração, a medida foi tomada, principalmente, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus.
“A taxa de contaminação e transmissão do vírus voltou a subir na nossa região e, como o prefeito Leitinho sempre aponta, nossa prioridade é a preservação da vida em primeiro lugar”, justificou o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, em nota.
Segundo o educador – que é diretor de escola concursado na rede municipal –, a nova previsão de retorno gradual das aulas presenciais na cidade é para o dia 5 de abril, dependendo novamente de uma reavaliação constante da situação da pandemia.
Quando as aulas presenciais forem retomadas, será num sistema híbrido, com parte dos alunos em sala e parte em casa, acompanhando pela internet, com escalonamento de estudantes em grupos e dias alternados e horários reduzidos.
“Até lá, continuaremos com aulas apenas no modo remoto, até podermos evoluir para um sistema híbrido”, completou o secretário.
A rede municipal novaodessense, mantida pela prefeitura, possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio e atende a cerca de 5,6 mil alunos com idades de até dez anos.
Retomada de aulas virtuais
A rede iniciou no último dia 10 as aulas virtuais (através de ferramentas de ensino à distância) do ano letivo 2021.
De acordo com o governo municipal, a Secretaria está tomando todos os cuidados sanitários e de aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os professores e servidores.
Por G1