24.9 C
Americana
quinta-feira, maio 6, 2021

Gualter Amado questiona procedimento da Saúde com encaminhamento para especialistas e cirurgias

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre procedimentos no setor de regulação da secretaria municipal de Saúde.

No documento, o parlamentar menciona queixas de usuários da saúde pública por demora em procedimentos. “Após serem atendidos nas unidades básicas de saúde, núcleo de especialidades ou outros setores, os pacientes recebem do médico um encaminhamento quando necessitam de especialistas ou cirurgias e ficam responsáveis por deixar esse encaminhamento no balcão de atendimento”, relata.

“Ocorre que, muitas vezes, a demora faz com que o paciente procure diretamente o setor de regulação para obter informações e é informado de que o encaminhamento ainda não foi lançado no sistema, que o pedido ainda não chegou ao setor ou até mesmo que não foi entregue no balcão de atendimento onde o mesmo foi consultado. O paciente, por sua vez, não consegue comprovar que o pedido foi feito pelo médico e entregue ao responsável em fazer o envio, uma vez que não é emitido nenhum comprovante”, acrescenta Gualter

No requerimento, o vereador questiona se a secretaria de Saúde tem conhecimento do problema e pede que seja detalhado o procedimento dos encaminhamentos ao setor de regulação. Pergunta ainda se é entregue protocolo ou comprovante ao paciente no ato da entrega do pedido no balcão da unidade onde foi atendido e, em caso negativo, pede que se informe quais providências serão tomadas e sobre a possibilidade de ser implantado um comprovante de entrega e acompanhamento dos pedidos.

O parlamentar quer ainda ser informado sobre a quantidade de encaminhamentos não atendidos, descrevendo os casos por especialidade e questiona ainda se existem estudos para implantação do prontuário eletrônico no município.

Por Câmara Municipal de Americana

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também