16.4 C
Americana
domingo, junho 20, 2021

Kifú se reúne com secretária municipal de Saúde para obter informações sobre o combate à covid-19

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador Júlio César Santos, o Kifú (PL), esteve reunido na manhã de quarta-feira (3) com a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. O encontro foi solicitado pelo parlamentar com o objetivo de obter mais informações a respeito do combate ao novo Coronavírus (Covid-19), além de outras questões relacionadas à Saúde, dentre elas sobre tratamento oncológico.

Durante o encontro, a secretária destacou a importância da participação de cada munícipe na prevenção da Covid-19, fortalecendo medidas como distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Ela reforçou junto ao vereador que o Município segue todas as recomendações do Governo Estadual relacionadas ao atendimento e recepção de pacientes nos prontos-socorros e outros serviços da Saúde durante a pandemia. Sobre a vacinação, Lucimeire informou que na quarta-feira (03) a vacinação contra Covid-19 teve início para idosos com idades entre 77 e 79 anos.

Em relação ao atendimento oncológico, a secretária explicou que, após o diagnóstico, o paciente é imediatamente inserido na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), para agendamento nas referências do Estado. “Atualmente os atendimentos são encaminhados para referências SUS em Campinas, Bragança ou São Paulo. Nesse período o paciente continua recebendo todo o suporte da rede de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, onde permanece sob acompanhamento do médico especialista. No caso dos pacientes acamados, a Prefeitura disponibiliza todo suporte por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)”, relatou.

Outro questionamento do vereador foi sobre o funcionamento do Programa Saúde da Família, realizado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O programa conta com nove equipes na cidade e faz parte diretamente da Atenção Primária à Saúde, que se constitui em um conjunto de ações de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas à promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação.

Por fim, a secretária respondeu a questionamento do vereador sobre prédios públicos desativados na Zona Sul, onde funcionavam antigas UBSs. Estas edificações já estão sendo utilizadas para abrigar novos serviços destinados à Saúde. “Também estamos trabalhando na ampliação de outros serviços já existentes, que divulgaremos em momento oportuno. Para auxiliar em todo esse processo, o Município necessita ser contemplado com emendas parlamentares e nesse aspecto o apoio da Câmara Municipal na busca por mais recursos para a área da Saúde é fundamental. No último ano, dentre os 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, apenas Santa Bárbara d´Oeste não foi contemplada com emendas parlamentares específicas para a área da Saúde”, alertou Lucimeire.

O vereador considerou o encontro positivo para sanar dúvidas e apresentar sugestões populares relacionadas ao assunto. Kifú também destacou que ainda nesta semana apresentará diferentes ofícios solicitando emendas parlamentares para a área da saúde municipal junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e à Câmara dos Deputados.

Por Notícias da Câmara | Fernando Campos – Mtb 39.684

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também