O secretário de Educação de Americana, Vinícius Ghizini, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, se reuniram nesta segunda-feira (22) para discutir a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) junto aos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
Dotar a rede municipal de ensino de conteúdos diferenciados faz parte do plano de governo do prefeito Chico Sardelli, com o escopo de oferecer a esses jovens alternativas para que sejam capazes de tomar as melhores decisões no futuro, na vida profissional e pessoal, com a maior autonomia possível.
“A pedido do prefeito fizemos essa reunião por videoconferência para incluir um processo de empreendedorismo na rede municipal. É um programa que já foi implantado uma época aqui na Prefeitura, com um número reduzido de alunos, que a gente pretende retomar de maneira mais ampliada. E estamos estudando uma forma de fazer isso também dentro do ensino remoto”, afirmou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
“O JEPP é um programa do Sebrae para oferecer aulas e conhecimento de empreendedorismo nos primeiros estágios de alfabetização. É mostrar para essas crianças que elas podem desenvolver essa habilidade. São pensamentos empreendedores para crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores. Incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Procura apresentar práticas de aprendizagem para o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social.
Por meio de atividades lúdicas, o programa sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovação, mesmo em situações desafiadoras.
Por Prefeitura Municipal de Americana