24.9 C
Americana
quinta-feira, maio 6, 2021

Nota da Comissão de Acompanhamento da Imunização contra Covid-19 traz detalhes sobre reunião com secretária de Saúde

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A Comissão de Representação e Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 de Santa Bárbara d’Oeste divulgou Nota à Imprensa contendo os detalhes da reunião realizada, na manhã de ontem (31), com a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha. A comissão, presidida pela vereadora Esther Moraes, conta com os vereadores Nilson Araújo e Bachin Jr. como membros.

O encontro foi uma solicitação da comissão feita, via email, no dia 17 deste mês, com o objetivo de tratar de relatório apresentado no dia 26 de fevereiro à Secretaria Municipal de Saúde contendo 11 medidas a serem estudadas e adotadas pela pasta, além de questionamento acerca da quantidade de pessoas incluídas no cadastro municipal de vacinação.

Segue, abaixo, a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Comissão de Representação e Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 de Santa Bárbara d’Oeste vem por meio desta nota emitir seus mais profundos pesares aos familiares das 14 vítimas da Covid-19 registradas em nossa cidade no dia de ontem, mortes evitáveis, pois trata-se de uma doença contra a qual já existe vacina. Estendendo nossas condolências as 346 vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia.

Informamos que, hoje (31), às 9h, realizamos reunião com a secretária municipal de Saúde, Rosimeire Rocha, para tratar do Relatório da Comissão entregue no dia 26 de fevereiro e outros assuntos, que serão elucidados a seguir:

– A pedido da Comissão, após constatação em visita a campo, da necessidade de criação de uma linha telefônica para tirar dúvidas a respeito da vacinação, a secretária providenciou o novo número 3455-1654 pelo qual o munícipe falará com a Vigilância Sanitária.

– Após fiscalização na UBS Grego, a Comissão constatou a necessidade de instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de consulta e vacinação. A secretária informou, então, que foi emitida Ordem de Serviço e que a instalação dos equipamentos será realizada nos próximos dias.

– Com relação às superlotações nas UBSs destinadas à vacinação contra Covid-19, que também realizam outros atendimentos normalmente, a secretária informou que mais uma unidade, a UBS do São Francisco, iniciou a vacinação contra a doença e que os atendimentos foram estendidos até as 19h, além de estar visitando cada UBS e buscando medidas para resolver a superlotação.

– Após constatar a falta da ampla divulgação do cadastro municipal e abordar a desigualdade de acesso à internet e ao telefone, a Comissão sugeriu à secretária que viabilizasse meios para que as famílias realizassem o cadastro, considerando, inclusive, a solicitação de ajuda à Acisb e à OAB/SBO, além da atuação dos CRAS de cada bairro que atende famílias em vulnerabilidade social e das escolas municipais. Quanto a essa questão, a secretária informou que encaminhou ofício às entidades supracitadas e às secretarias municipais de Promoção Social e de Educação pedindo colaboração para informar e cadastrar as famílias.

– Após o ocorrido na UBS Laudisse/Romano, que registrou roubos da fiação, ocasionando falta de energia e prejudicando a vacinação, a secretária informou que todas as doses ficam na Vigilância e todas as manhãs são levadas para as UBSs. A Comissão informa também que as doses que foram para análise por conta do ocorrido na UBS mencionada foram disponibilizadas para uso, pois não foram prejudicadas.

– No que diz respeito à vacinação da gripe, a mesma irá ocorrer este ano e a secretária aguarda as diligências do Estado, mas informa que a pasta está preparada para receber independente se a vacina vier nominal ou em massa, na ocasião de vir em massa com ampla oferta para toda a população, poderá ser utilizado o sistema drive-thru, pois a dinâmica da aplicação é mais rápida.

– A vacinação para os profissionais da saúde se encontram suspensas, pois o Estado não tem enviado mais lotes específicos para esse grupo. A secretária já encaminhou ofício e a Comissão irá encaminhar Moção de Apelo ao Estado para que providencie mais doses para os profissionais da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.

– Sobre a vacinação de outras doenças do Jardim Vista Alegre e Bosque das Árvores, que está sendo realizada na UBS do 31 de março, uma vez que UBSs mais próximas estão destinadas à vacinação contra a Covid-19, a secretária está estudando maneiras para facilitar o acesso à vacinação nesses territórios onde há mais concentração de crianças.

– A secretária informou que 16 mil pessoas do público acima de 69 anos, de um total de 18 mil cadastrados, foram vacinadas, faltando 1.651 pessoas para serem vacinadas no momento, o que ocorrerá até segunda-feira. A Comissão ressalta que o público estimado de idosos com 60 anos ou mais é de 27 mil pessoas.

– A secretária informou também que o Estado tem enviado as doses fracionadas e nominal, ou seja, poucas doses que são carimbadas, destinadas para um determinado grupo. Por esse motivo, não é possível aplicar em outra faixa etária se não aquela que vem determinada pelo Estado. A secretária já solicitou ao Estado que mande 100% das doses para determinado grupo e depois inicie outro. A Comissão irá protocolar moção de apelo ao Estado com relação a essa questão.

– A Comissão informa que a vacinação para os profissionais da educação funcionará da seguinte forma:

1. A partir do dia 12 de abril nas sete UBSs destinadas para a vacinação contra a Covid-19, são elas: Grego, Laudisse/Romano, Vista Alegre/ Santa Rita, Mollon, Cidade Nova, Europa e São Francisco.

2. Os profissionais deverão se cadastrar no site da Prefeitura: http://www.santabarbara.sp.gov.br/vacina-covid-19/, que está sendo atualizado para receber o cadastro.

3. Nesse momento, serão vacinados os profissionais da Educação das creches e Ensino Fundamental acima de 47 anos. A Comissão continua no aguardo das informações referentes à quantidade de cadastrados e os bairros que mais cadastraram.

Por fim, salientamos nossa preocupação com o momento que vivemos, que exige governabilidade, distanciamento social e vacinação para a nossa população. Nesse momento, a Comissão tem buscado articular e apoiar ações que levem a nossa população a ser vacinada o mais rápido possível; enquanto isso, precisamos obedecer às regras de distanciamento social, usar máscara e álcool em gel.

Santa Bárbara d’Oeste, 31 de março de 2021.

Vereadora Esther Moraes, presidente da Comissão de Representação e Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 de Santa Bárbara d’Oeste, e vereadores Nilson Araújo e Bachin Jr. (membros).

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também