26.6 C
Americana
sábado, março 25, 2023

Zezé Gomes é empossado prefeito de Hortolândia após morte de Perugini por Covid-19

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vice-prefeito eleito de Hortolândia, Zezé Gomes (PL), foi empossado como chefe do Poder Executivo na tarde desta terça-feira (6), na Câmara Municipal. O político assume a cadeira que era de Angelo Perugini (PSD), que morreu por Covid-19 na quinta-feira (1).

Tecnólogo em gestão ambiental, Zezé tem 61 anos e está à frente da prefeitura desde 15 de fevereiro de forma interina. Perugini faleceu após ficar dois meses internado na UTI de um hospital em São Paulo.

Zezé foi vereador por dois mandatos, de 2008 a 2020, e presidente da Câmara durante o biênio de 2011 a 2012. Natural do Paraná, o político se mudou para Hortolândia em 1972. Ele é casado e tem quatro filhos.

Segundo a prefeitura, Zezé tomou posse com o discurso de dar continuidade ao trabalho de Perugini. Além disso, afirmou que se tornou prefeito no momento mais difícil da vida e buscará honrar o legado do ex-prefeito.

Com a posse, Hortolândia fica sem vice-prefeito. Na ausência de Zezé, assume o Executivo o presidente da Câmara Municipal, que atualmente é o vereador Paulão (PL).

Posse

A sessão extraordinária para dar posse ao novo prefeito ocorreu durante a tarde e, segundo a prefeitura, foi convocada no dia anterior. Na segunda, quando foi lido o ato extintivo do mandato de prefeito de Perugini.

Inicialmente, o Legislativo previa a leitura e votação de um decreto em sessão marcada para segunda. Contudo, após orientação do departamento jurídico, o presidente da Casa, vereador Paulão (PL), fez a convocação de Gomes para a sucessão e, com isso, tomar posse na terça.

“O procedimento segue as normas estabelecidas no regimento interno da Câmara Municipal, responsável por empossar o prefeito, e na Lei Orgânica do município, que estabelece que em caso de óbito do prefeito quem assume o cargo é o vice eleito”, informou a prefeitura.

Despedida

Perugini teve diagnóstico positivo para Covid-19 divulgado em 1º de fevereiro pela administração municipal. O político foi eleito para comandar a cidade por quatro vezes durante a trajetória.

O sepultamento ocorreu sexta-feira, em Jacutinga (MG). O prefeito foi casado com a ex-deputada federal e estadual Ana Perugini e deixa três filhos. Ele foi conduzido ao Executivo pela quarta vez no mês de janeiro , após vencer as eleições municipais de 2020 com 52,05% dos votos válidos.

Repercussão

A morte de Perugini repercutiu no meio político. O prefeito foi lembrado e homenageado por líderes e colegas, entre eles o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações do Portal G1

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também