17.4 C
Americana
sexta-feira, maio 7, 2021

Alemanha cancela Oktoberfest pelo 2º ano devido à pandemia

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Governador da Bavária, Markus Soeder, disse que tomou a decisão ‘com o coração pesado’, mas que é o certo a se fazer com os números de casos, hospitalizações e mortes ainda altos.

O governo bávaro anunciou nesta segunda-feira (3) que a Oktoberfest será cancelada pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia do novo coronavírus.

Autoridades dizem haver muitos riscos em realizar a comemoração, que atrai visitantes de todo o mundo. O festival atrai cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos.

O governador da Baviera, Markus Soeder, disse ter tomado a decisão “com o coração pesado”, mas que é o certo a se fazer com os números de casos, hospitalizações e mortes ainda altos.

“A Oktoberfest será realizada novamente e será grande de novo”, prometeu Soeder.

Infecções por Covid

A Alemanha é o 9º país com mais mortes e o 10º com mais casos confirmados de Covid-19 do mundo, segundo dados da Universidade Johns Hokins e o “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Com mais de 83 mil óbitos e 3,4 milhões de infectados, o país está em meio ao seu terceiro lockdown, com medidas de restrição que incluem a proibição de grandes reuniões.

A taxa de infecção está em 150 novos casos por semana a cada 100 mil habitantes, segundo o centro de controle de doenças do país, o Instituto Robert Koch. Para efeito de comparação, a taxa do Brasil é de 195 atualmente.

Uma legislação nacional aprovada no mês passado impõe medidas de restrição em áreas com mais de 100 novos casos semanais por 100 mil habitantes por três dias consecutivos, inclusive um toque de recolher entre 22h e 5h.

Os riscos da Oktoberfest

Para o governador da Baviera, a combinação de enormes barracas cheias de pessoas e o consumo de grandes quantidades de álcool, somados à possibilidade de mutações do coronavírus serem trazidas do exterior, tornam a Oktobertfest particularmente perigosa.

Após que o festival ser cancelado no ano passado, cerca de 50 cervejarias e outros estabelecimentos do sul da Alemanha sediaram festas menores com as devidas restrições causadas pela pandemia.

O prefeito de Munique, Dieter Reiter, disse que espera que novamente seja possível ter cervejarias ao ar livre sob certas restrições.

Rieter afirmou que, por mais difícil que seja a decisão de cancelar a Oktoberfest, teria sido pior se a cidade tivesse que cancelá-la após o início dos preparativos.

Por G1

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também