18.1 C
Americana
domingo, julho 25, 2021

Vereador Joi questiona abertura de aceiros às margens de matas no Município

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), protocolou nesta sexta-feira (14) na Câmara Municipal, requerimento de informações destinado ao Poder Executivo, por meio do qual questiona a abertura de aceiros pela Administração, com o intuito de evitar incêndios em matas ciliares. Aceiro é o desbaste de um terreno em volta de propriedades e matas, para impedir propagação de incêndios. De acordo com a Embrapa, os aceiros devem ser feitos no início do período seco, quando a vegetação começa a secar, como uma maneira eficaz de evitar a entrada de fogo nas invernadas.

“As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecem proteção às águas e ao solo, reduzindo o assoreamento e a força aquática que chegam aos rios, lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes ao meio ambiente”, afirmou Joi. O parlamentar desta que a Prefeitura tem feito um excelente trabalho de arborização em áreas próximas aos mananciais, mas ressalta que, nesse período de seca, é preciso estar atento à prevenção de queimadas e incêndios em áreas rurais.

No requerimento, Joi indaga se a Administração Municipal tem feito aceiros para impedir a propagação do fogo para área de vegetação em caso de incêndios. Em caso de resposta afirmativa, ele questiona quais locais já receberam esse serviço e onde serão promovidos os próximos desbastes de terrenos.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também