23.6 C
Americana
segunda-feira, julho 26, 2021

Santa Bárbara intensifica monitoramento na Operação Estiagem

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A Operação Estiagem segue em Santa Bárbara d’Oeste. A Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação – constituído por diversas secretarias e DAE (Departamento de Água e Esgoto) – intensificaram os monitoramentos e o combate a incêndios em diversas áreas da cidade.

A Defesa Civil realiza o monitoramento de focos de incêndio por meio de imagens de satélite do Sistema de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e também vistorias preventivas dos agentes em áreas de risco de queimadas.

Durante a Operação entre 1º de maio e 30 de setembro, a Defesa Civil também emitirá alertas sobre a umidade relativa do ar (URA), que está dividido em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de Emergência (URA abaixo de 12%). O órgão ainda alertará sobre a baixa temperatura quando o termômetro marcar abaixo de 13ºC.

O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, explicou que esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A expectativa, segundo ele, é que a Operação deste ano registre menos queimadas em relação ao ano passado.

“A partir de maio começa a época de estiagem e agosto geralmente é o mês mais crítico. Mas como não há previsão de eventos climáticos, como o El Niño, que possam intensificar o período de seca, esperamos que a Operação siga dentro da normalidade”, explicou o secretário. “Caso seja constatado um incêndio, a Defesa Civil, além de ir ao local, também aciona outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, para atuar no combate ao fogo”, complementou Gobbi.

Em 2020, de maio a setembro, foram 268 focos de queimadas durante a Operação Estiagem no município. Em Santa Bárbara, a Lei 2.492 de 2.000 proíbe provocar incêndios intencionais para preparar terreno ou limpeza de mato e lixo orgânico com multa nos valores de R$ 3.814,93 (limpeza em terreno/vegetação) e R$ 345,60 (limpeza em lixo/ detritos), ficando o Município responsável pela aplicação de penalidades.

Em caso de incêndios, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou Defesa Civil pelo telefone de emergência 199, e, em caso de incêndio criminoso, deve-se entrar em contato com o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153. Os telefones funcionam em plantão 24 horas.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também