23.6 C
Americana
segunda-feira, julho 26, 2021

Vereadora Esther entrega moção de aplauso à estudante Maytê Braz Mello de Andrade

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A vereadora Esther Moraes (PL) entregou em mãos, na manhã de quinta-feira (20), a Moção de Aplauso nº 222/2021 à estudante Maytê Braz Mello de Andrade, durante sessão solene realizada pelo Sesi Santa Bárbara d’Oeste, instituição de ensino também aplaudida pela parlamentar na propositura. A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, de 13 anos, conquistou o prêmio “Meninas em STEM” (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e foi contemplada com uma bolsa de iniciação científica júnior concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelo projeto “PACOR, o mundo colorido não visto”, por meio do qual ela desenvolveu uma paleta de tintas para crianças cegas.

  O PACOR possibilita às pessoas com deficiência visual a percepção das cores por meio de outros sentidos. Durante o desenvolvimento do projeto, Maytê pesquisou sobre o sentido e a simbologia das cores e, a partir daí, criou uma paleta de tintas com um sistema tecnológico, em que essas tintas possuem cheiro, um manual em braile e uma audiodescrição, o que permite às crianças cegas terem suas próprias interpretações das cores e do mundo. A estudante participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2021), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), um dos mais importantes eventos científicos voltados à educação básica no País, e também recebeu o prêmio “Poli Cidadã de Tecnologia e Desenvolvimento Social”, o que lhe rendeu um certificado de menção honrosa e um vale-livro no valor de R$100 patrocinado pela Fundação Vanzolini.  
“Ao receber o primeiro prêmio, certificado e livro, fiquei muito feliz. Quando veio a bolsa de estudos, foi incrível”, lembrou a estudante, que pretende dar continuidade ao projeto PACOR, aprimorando a parte de informática, além de aprender Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braile. O projeto foi orientado pela professora Érica Fátima Inácio, coorientado pelo professor Marcelo Lauer, e recebeu o apoio do orientador de Educação Digital, Luciano Scognamiglio, do ex-aluno Matheus Gouvêa Betim, da coordenadora pedagógica Elisângela de Moraes, da diretora da Escola Sesi, Patrícia Furlan, e do diretor do Sesi, André Vigneron.

Na Moção de Aplauso, Esther parabeniza Maytê pela sensibilidade em pensar no próximo e na inclusão de pessoas com alguma deficiência. “Espero que todos os espaços de transformação de nossa sociedade sejam ocupados por jovens, por mulheres, por pessoas que pensem no próximo”, declarou a vereadora durante sua fala no evento desta quinta-feira. “Maytê nos mostra que o ser humano deve acreditar em si e nunca desistir de seus ideais mais elevados, pois quem acredita em seu potencial e luta pela construção do seu destino será sempre vencedor”, afirmou a parlamentar, elogiando também a Escola SESI Santa d’Oeste por promover ações de fortalecimento, incentivo e aprendizagem alunos através de uma política educacional estruturada.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também