18.1 C
Americana
domingo, julho 25, 2021

Lewandowski permite que “Capitã Cloroquina” fique em silêncio na CPI da Covid

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”, o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid. Vale somente para fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Depoimento é na terça-feira (25).

Mayra pediu na sexta-feira (21) a reconsideração da decisão anterior de Lewandowski. O Ministro, que negou na terça-feira (18) conceder o direito ao silêncio à secretária, manteve o entendimento, mas abriu uma exceção.

“Diante das alegações e dos documentos agora apresentados, esclareço que assiste à paciente o direito de permanecer em silêncio – se assim lhe aprouver – quanto aos fatos ocorridos no período compreendido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021”, escreveu Lewandowski. “Devendo, quanto ao mais, pronunciar-se sem reservas, especialmente acerca de sua atuação na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, bem assim sobre as demais questões que vierem a ser formuladas pelos parlamentares”.

O período compreende as investigações do MPF (Ministério Público Federal) sobre as ações e omissões dos governos federal e estadual que levaram ao colapso do sistema de saúde de Manaus, em janeiro deste ano. Mayra responde a uma ação de improbidade relacionada a esse caso.

No começo de maio, ela confirmou aos procuradores que foi responsável por uma comitiva de médicos ao Estado. Foram lá difundir o uso da cloroquina como tratamento contra a covid-19.

Em depoimento ao MPF, ela disse que o ministério incentivou o uso do medicamento durante visitas a unidades de saúde de Manaus. A viagem ocorreu dias antes do colapso do sistema de saúde na capital.

Por Poder 360

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também