8 C
Americana
domingo, julho 25, 2021

Governo aprova lei do pedágio por km rodado; entenda como irá funcionar

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O Presidente Jair Bolsonaro aprovou a lei que implementa o sistema eletrônico com pedágio cobrado por quilômetro rodado, e não por tarifa fixa, como é atualmente.

Presente em muitos países, o sistema conhecido como ‘free-flow’ elimina as cabines de pedágio.

A cobrança proporcional por km rodado funcionará por meio de um sensor de reconhecimento visual de placa ou chip instalado no interior do veículo.

Para ter o controle da quilometragem percorrida, nas rodovias serão instaladas câmeras e os veículos terão uma tag no para-brisa ou chip na placa. Os veículos deverão passar por uma velocidade de 40km/h nas novas praças de pedágio para que seja feita a identificação e a cobrança proporcional.

Aos caminhões, sejam articulados ou não, e independente da quantidade de eixos, o sistema também será será capaz de identificar e fazer a cobrança.

Não há qualquer menção às motocicletas no texto publicado.

Os trechos das rodovias serão divididos proporcionalmente pelos quilômetros de sua extensão. Se um trecho tem um total de 100 km, por exemplo, e o motorista andar apenas 10 km, ele pagará apenas por esses 10 km.

Ainda não foi regulamentado quem irá arcar com os custos da instalação da tag ou chip. Ao que tudo indica, porém, o preço estimado deverá ficar entre R$ 30 a R$ 40 reais.

A forma de pagamento também não está definida. A probabilidade é que seja parecida com as cobranças automáticas existentes. No final de cada mês será entregue no endereço residencial do condutor a fatura com o valor a ser pago.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também