A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste iniciou na segunda-feira (7) a vacinação de pessoas com comorbidades (entre 18 a 29 anos) e pessoas com Deficiência Permanente – BPC (entre 18 a 29 anos).
A imunização acontece, das 9 às 17 horas, nos ginásios municipais “Djaniro Pedroso” (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).
Também segue a vacinação da 1ª dose para pessoas com comorbidades (30 anos ou mais), pessoas com Deficiência Permanente – BPC (30 anos ou mais), grávidas e puérperas com comorbidades (18 anos ou mais), idosos (60 anos ou mais), pessoas com Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos), profissionais da Educação (47 anos ou mais) e profissionais da Saúde. Vale ressaltar que a convocação para 2ª dose prossegue normalmente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Sem necessidade de agendamento prévio, todos os públicos devem apresentar CPF e comprovante de endereço em seu nome, além de documentação específica para comprovar condição de saúde, se necessário, conforme orientações abaixo.
O Plano de Vacinação no Município é desenvolvido com cronograma de prioridades, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e mediante envio e disponibilidade de doses.
Orientações para públicos inseridos:
Pessoas com comorbidades
As pessoas com comorbidades devem comprovar o tipo de comorbidade apresentado (lista abaixo), por meio de cópias de carta ou atestado médico, além de exames e receitas, caso necessário.
No caso de hipertensos, deve-se apresentar cópias de atestado médico ou receitas que comprovem o uso de um medicamento anti-hipertensivo ou mais. Essas cópias ficarão retidas nos pontos de vacinação.
Pessoas com Deficiência Permanente – BPC
Devem apresentar comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.
Grávidas e puérperas com comorbidades
As grávidas devem comprovar estado gestacional e, no caso das puérperas, apresentar declaração do nascimento da criança. Além disso, precisam comprovar o tipo da comorbidade por meio de cópia de carta ou atestado médico, além de exames e receitas, caso necessário. As cópias ficarão retidas nos pontos de vacinação.
Idosos
Para receber a 1ª dose da vacina o idoso deve ter em mãos o CPF e comprovante de endereço em seu nome.
Pessoas com Síndrome de Down
Para pessoas com Síndrome de Down que ainda não se vacinaram, devem procurar pelos pontos de vacinação para o recebimento da 1ª dose. Vale ressaltar que os alunos da APAE já foram vacinados na própria instituição pela Secretaria de Saúde.
Profissionais da Educação
Já profissionais da Educação de Santa Bárbara d’Oeste com mais de 47 anos, com o QR Code gerado após cadastro no site: www.vacinaja.sp.gov.br/educacao, o RG e o CPF em mãos, também podem procurar pelos novos locais para receber a 1ª dose.
Profissionais da Saúde
Segue convocação de profissionais de Saúde pela Secretaria de Saúde.
Lista de comorbidades
As comorbidades definidas para prioridade na vacinação são: doenças cardiovasculares, incluindo insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatia, miocardiopatia e pericardiopatia, doença da aorta, doença dos grandes vasos e fístulas asteriovenosas, arritmia cardíaca, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.
SBO: Prefeitura vacina pessoas com comorbidades e Deficiência Permanente-BPC (18-29 anos)

- Publicidade -