A Unicamp programou para o dia 13 de setembro a retomada de alunos e servidores com imunização completa da Covid-19 aos campi da universidade em Campinas (SP), Piracicaba (SP) e Limeira (SP). Uma cerimônia com homenagem às vítimas do coronavírus marcará a retomada das atividades presenciais.
Em nota, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, conclamou o retorno dos funcionários que ainda estão em atividades remotas. Em Campinas, uma parceria com a prefeitura prevê, nesta terça (17), a vacinação de servidores, estudantes e funcionários de terceirizadas que ainda não se imunizaram.
Segundo a Unicamp, estudantes de graduação e pós-graduação poderão retornar após imunização completa. “O formato das atividades didáticas será determinado pelas respectivas faculdades, institutos e colégios técnicos”, diz o comunicado da reitoria.
Ao todo, a Unicamp tem 2 mil docentes, 6,7 mil funcionários e 33,2 mil alunos de todas as etapas de ensino e pesquisa. Em entrevista ao G1, o reitor disse esperar a volta plena para o início de 2022.
Medidas de controle
Entre as medidas previstas para esse retorno presencial das atividades nos campi da Unicamp, o Comitê Científico de Contingência do Coronavírus prevê a testagem prévia da Covid-19, treinamento das equipes por videoaula, uso de aplicativo para vigilância epidemiológica, e o acompanhamento de eventuais casos e ações pelos comitês de crise de cada instituto.