28 C
Americana
domingo, setembro 26, 2021

Para diminuir filas na Saúde, vereadores sugerem realização de teleconsultas em Santa Bárbara

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Os vereadores Arnaldo Alves (PSD) e Felipe Corá (Patriota) protocolaram na quarta-feira (25) a Indicação 2.753/2021, que sugere a oferta de teleconsultas com médicos especialistas em casos de baixa complexidade em Santa Bárbara d’Oeste. Os parlamentares lembram que, durante a pandemia de Covid-19, foi aprovada lei federal que permite a prática de telemedicina no País. Eles também destacam que esse tipo de atendimento segue recomendações e protocolos do Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina, que zelam pelas boas práticas no exercício a função.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) sempre teve histórico de grandes filas de espera para consultas com especialistas, que se tornaram ainda maiores após a pandemia da Covid-19, afetando o atendimento aos pacientes crônicos de outras áreas médicas”, afirmam os parlamentares na justificativa da indicação. Eles também apontam que é preciso criar mecanismos e ações para retomar, normalizar e dar celeridade aos atendimentos mais simples e ambulatoriais das demais especialidades médicas.  “Caso contrário, haverá uma avalanche de problemas de saúde relacionados ao agravamento de doenças que deveriam ter sido diagnosticadas, monitoradas e tratadas”, ressaltam.

Antes de apresentar essa sugestão à Prefeitura barbarense, os vereadores estiveram em Sorocaba, onde conversaram com o secretário municipal de Saúde Dr. Vinícius Rodrigues. Naquele município, assim como em outras cidades do País, a telemedicina tem sido aplicada na rede pública. Na prática, as prefeituras dessas cidades desenvolvem uma plataforma digital, por meio da qual o paciente realiza seu cadastro. Esses pacientes, então, são selecionados via triagem do setor de regulação, que fica responsável por entrar em contato, confirmando se o munícipe possui acesso à internet e e-mail. A partir daí, eles recebem um link para realizar a teleconsulta por meio de aplicativo de videoconferência gratuito.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também