15.8 C
Americana
sábado, setembro 25, 2021

Live de tira-dúvidas do Recitar acontece nesta quinta-feira (9)

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste promove, na próxima quinta-feira (9), às 20 horas, uma live de tira-dúvidas do Projeto “Recitar – a palavra em Verso Vivo”. Transmitido pelo Youtube da Secretaria, a ação busca inspirar aqueles que vão compor os poemas de autor barbarense e eventuais dúvidas quanto ao regulamento. Totalmente on-line, o evento acontecerá de 16 a 20 de novembro, sempre a partir das 19h30. Já as inscrições serão de 20 a 30 de setembro.

Promovida pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino de Americana, o concurso de declamação de poemas reunirá alunos da rede municipal, estadual e particular (ensinos Fundamental, Médio e Técnico), sendo Infantil – destinada aos alunos dos 4º e 5º anos -, Juvenil – destinada aos alunos dos 6º ao 9º anos -, além da categoria Ensino Médio e Técnico) e também é extensivo aos grupos barbarenses de teatro que poderão participar em categoria própria ou como convidados.

A Categoria de Autor Consagrado deverá ter apenas poemas de autores cujas obras literárias sejam de domínio público. Já na Categoria Autor Barbarense, o tema de 2021 será Consciência Negra e/ou Povos Indígenas, podendo ser composto um único poema com essas duas abordagens ou com apenas uma delas.

As gravações das declamações serão no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Já a logística e a infraestrutura para as gravações, edições e transmissões das declamações ficarão a cargo da Secretaria. Cada escola/grupo de teatro participante deverá gravar um vídeo de making of com trechos de todas as etapas/construção das declamações dentro da Escola.

Por ser uma versão on-line não haverá prêmio para cenografia, iluminação, elenco de apoio e melhores esquetes. Serão premiados: os melhores declamadores de poemas de autores consagrados, de cada categoria; os melhores declamadores de poemas de autores barbarenses, de cada categoria; os autores dos melhores poemas barbarenses; melhor direção; melhor caracterização (maquiagem cênica); melhor figurino; e melhor trilha sonora.

“Preparamos esse encontro on-line para inspirar professores, alunos e artistas na construção dos poemas e tirar dúvidas sobre a montagem desta edição do Recitar. O tema escolhido é necessário e precisa ser amplamente debatido. A internet vai possibilitar que o trabalho ultrapasse as paredes do teatro e esteja na casa dos barbarenses além de avançar fronteira territoriais”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

O edital pode ser acessado no site oficial da Prefeitura (www.santabarbara.sp.gov.br/recitar). Eventuais dúvidas e/ou esclarecimentos poderão ser respondidas pelo e-mail: almir.pugina@santabarbara.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3464-9424, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também