18.4 C
Americana
domingo, outubro 17, 2021

Vereador Joi pede informações sobre instalação de usina de coleta de reciclagem no Município

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), pede informações ao Poder Executivo Municipal, por meio de requerimento, quanto à possibilidade de instalação de uma usina de coleta de reciclagem de lixo no Município. O parlamentar explica que uma usina de reciclagem tem seu funcionamento baseado na transformação dos materiais recicláveis coletados, que são separados no processo de triagem, onde ocorre a conversão do lixo em matéria-prima. Essa, por sua vez, será reutilizada na fabricação de novos produtos, que voltarão para a sociedade, fazendo desse processo um ciclo.

Joi visitou uma usina de reciclagem na cidade vizinha de Piracicaba, juntamente com duas pessoas com conhecimento técnico na área. “São recicladas 400 toneladas de resíduo residencial e 600 toneladas de descarte de industriais diariamente, desse total apenas 15% é destinado ao aterro sanitário”, conta o vereador,  destacando que o investimento do município para a implantação desse tipo de usina é mínimo, apenas fornecendo a área. “A empresa é quem faz todo investimento desde a estrutura, inclusive no recolhimento e na destinação correta do material reciclável, tendo como ressarcimento a venda do mesmo”, explica.

No requerimento em questão, o parlamentar questiona se a Administração tem conhecimento da importância e da necessidade da implantação de uma Usina de Resíduos no Município. Ele quer saber se o Executivo já possui algum projeto neste sentido e qual seria o prazo para que se torne realidade. Por fim, Joi quer saber quantas toneladas de resíduos domésticos e industriais o Município recolhe diariamente e qual é o destino do mesmo.

“Reciclar ajuda na triagem do lixo e no reaproveitamento de uma grande porcentagem, diminuindo o rejeito final que vai pro aterro. Devido à grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornado uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta”, finaliza o vereador.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também