22.7 C
Americana
domingo, outubro 17, 2021

Ataque de pitbull deixa idoso de 80 anos e cachorro feridos em Limeira

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Um idoso de 80 anos e o seu cão ficaram feridos após serem atacados por outro cão, da raça pitbull, em Limeira (SP), na segunda-feira (27). O caso ocorreu no bairro Santa Adélia.

Segundo informações da Guarda Municipal, o idoso passeava com seu cachorro quando o pitbull escapou de uma casa próxima e o atacou. Testemunhas que passavam pelo local socorreram a vítima e deram um golpe com uma barra de ferro na cabeça do cão, que fugiu para dentro de outra casa.

Ainda de acordo com a Guarda, o idoso teve ferimentos no braço e foi socorrido por um familiar até o hospital. O cachorro dele, que também foi vítima do ataque, foi levado para uma clínica veterinária. O estado de saúde deles não foi informado pela corporação.

O proprietário do pitbull informou que saiu com o carro de casa e não percebeu que o cachorro tinha fugido. Ele disse que tem mais dois cães da mesma raça e que nenhum deles atacou qualquer pessoa anteriormente.

O setor de Zoonoses da prefeitura foi acionado e capturou o cão para submetê-lo a um tratamento. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial da cidade e o homem foi ouvido e liberado.

Orientações

O instrutor do canil da Guarda Municipal, Jiles Ragonha, afirmou que mesmo o cão nunca tendo apresentado atitude agressiva, vários fatores podem ter motivado o ataque. O cachorro pode não ser agressivo em casa, mas ao escapar a situação é diferente e ele pode demonstrar comportamento antissocial, por não ter convivência com outras pessoas e animais, segundo ele.

O guarda ressaltou que o que assusta na raça pitbull é a potência da mordida, mas que a raça não é determinante para agressividade. O ideal, ainda de acordo com ele, é adaptar o cão desde filhote para evitar casos assim.

Ragonha listou algumas orientações para seguir e evitar ferimentos graves em caso de ataques de cães de grande porte:

  • Levar um pedaço de madeira quando estiver passeando com um cão, que pode ser usado para assustar outros cachorros que tentem atacar;
  • Se não estiver com objeto para se defender, proteja sempre as costas encostando em um carro ou parede, e os órgãos vitais;
  • Se defenda usando o antebraço e a canela da perna, que possuem menos músculos e os ferimentos serão menos graves, com menos sangramento;
  • Ao tentar socorrer alguém que esteja sendo atacado, mantenha a calma e evite gritar, pois isso poderá deixar o cão mais agressivo;
  • Atinja o animal com algum pedaço de madeira ou objeto mais duro.
- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também