17.4 C
Americana
quinta-feira, dezembro 2, 2021

Em meio a estiagem, cidades das regiões de Campinas e Piracicaba têm consumo de água acima do índice médio indicado pela ONU

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Um levantamento de consumo nas cinco maiores cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) mostra que os moradores estão consumindo água acima dos índices ideais definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo com os reservatórios em níveis críticos por conta da estiagem.

De acordo com a ONU, cada pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia pra atender às necessidades de consumo e higiene. Porém, o consumo de cada morador das cinco cidades apuradas está bem maior do volume indicado pela organização.

Piracicaba é a cidade que mais consome água na região, chegando a média de 293 litros por pessoa no dia, 183 a mais que o recomendado pela ONU. Em Campinas, o volume varia de 190 a 200 litros por pessoa usados no dia.

No município de Limeira (SP), o consumo médio por habitante em 2021 é de 178,2 litros, enquanto em Sumaré (SP) está em 152,7 litros. Indaiatuba (SP) fecha a lista com a média de 152 litros de água consumidos por dia.

Prevenções

Em Limeira e Sumaré, a BRK Ambiental, empresa responsável pela água e esgoto da cidade, tem incentivado o consumo consciente, por meio da campanha “Jogando Junto pela Água”, que reúne informações sobre as condições dos reservatório e dicas de economia.

Em Indaiatuba, a Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) mantém, desde abril, a campanha “Cada Gota faz a Diferença”, também reforçando o consumo consciente.

Diante da baixa vazão dos rios que abastecem a cidade de Piracicaba (SP) e a expectativa de poucas chuvas, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) também lançou em junho, uma campanha para uso consciente da água.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também