17.4 C
Americana
quinta-feira, dezembro 2, 2021

Na Romênia, onda antivacina faz mortalidade por Covid disparar

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Com uma nova onda da Covid-19 e uma baixa adesão à vacinação, a Romênia se tornou o país com a maior taxa de mortes per capita do mundo. São 22,44 óbitos por milhão de habitantes, de acordo com o Our World in Data, que compila dados do coronavírus.

Só na última quinta-feira (4/11), 600 pessoas morreram de Covid na nação europeia.

Com um forte movimento antivacina, só 44% da população está imunizada. Trata-se da segunda pior taxa do continente. Pastores, políticos e influenciadores digitais podem estar por trás desses números, uma vez que fazem constantemente declarações contrárias à vacinação.

O país perde apenas para a Bulgária, que tem apenas 29% dos seus habitantes imunizados. Outras nações do leste europeu, como a Letônia, a Rússia e a Ucrânia, também registram números muito baixos de vacinados.

Em entrevista ao New York Times, o coronel Valeriu Ghorghita, que lidera a campanha de vacinação na Romênia, avalia que o principal motivo para esses índices são as fake news. Para o militar, o passado de governos comunistas na região fez com que as populações desses países passassem a desconfiar de informações governamentais.

Apesar de o Exército ocupar o lugar de instituição mais respeitada na Romênia, a segunda posição é da Igreja Ortodoxa, que é contrária à imunização.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também