18.6 C
Americana
domingo, outubro 2, 2022

Patrimônio Cultural: Alunos do CIEP Charles participam de projeto que será exposto no Japão

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Alunos do 5º ano do CIEP Charles Keese Dodson participaram de ação pedagógica sobre patrimônio cultural neste mês. A iniciativa integra o projeto “Reconnecting With Your Culture”, concebido pelo International Council of Monuments (ICOMOS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o grupo de pesquisa internacional Esempi di Architetura (EDA). Os 18 desenhos produzidos como atividade final irão compor exposições em Tóquio e Sapporo, no Japão, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

A ação realizada no CIEP foi proposta pelo arquiteto e urbanista André Frota Contreras Faraco, que é presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d’Oeste (CODEPASBO) e membro do Comitê Científico Nacional de Interpretações, Educação e Narrativas Patrimoniais (CCBrInt) do ICOMOS-Brasil e contou o apoio da equipe pedagógica da escola.

O objetivo da ação foi incluir a questão do Patrimônio Cultural de forma que as crianças identificassem no seu cotidiano o que faz parte do patrimônio delas, como as suas próprias histórias, suas vivências e as práticas culturais da família, dos amigos e do bairro. As reflexões foram compartilhadas e contextualizadas com o entendimento de que o Patrimônio Cultural é tudo aquilo que é importante para a nossa memória, que possibilita que a gente se identifique como parte do lugar e da comunidade onde vivemos. Por fim, o patrimônio cultural considerado mais importante por cada aluno foi representado em um desenho final, elaborado após orientações sobre a técnica.

A Educação de Santa Bárbara d´Oeste mais uma vez ganha destaque e é referência. “Recebemos o prêmio mundial da Fundação Antena da Suíça, pelo projeto de horto medicinal, nosso IDEB (Índice Desenvolvimento de Educação Básica) é um dos melhores da região, com nota acima da média do Brasil e nosso IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) não para de crescer. De pequenos a grandes projetos, Santa Bárbara d´Oeste projeta nossos alunos ao desenvolvimento e aprendizagem que têm direito. Esse é o olhar criterioso e atencioso do prefeito Rafael Piovezan, que acredita que é pela educação que transformamos nossa sociedade para melhor. Parabéns aos nossos alunos que vão evidenciar seus patrimônios culturais do outro lado do mundo e a todos os envolvidos pela grande oportunidade”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também