A 1ª edição do Festival do Torresmo de Nova Odessa, realizado pela Focus Produções com apoio da Prefeitura (através do Departamento de Cultura e Turismo) no final de semana dos dias 19, 20 e 21 de novembro, atraiu um público total de cerca de 20 mil pessoas à Praça dos Três Poderes, ao longo dos três dias de evento. O evento teve entrada gratuita.
Além disso, teve também uma contrapartida exigida pela Cultura para as entidades assistenciais locais, de que uma parte do lucro líquido fosse destinado às ONGs novaodessenses. Essa contrapartida ficou em R$ 2.318,00 no total, repassados diretamente à conta da AEANO (Associação das Entidades Assistenciais de Nova Odessa), conforme consta no comprovante enviado pela organização, para repasse às entidades cadastradas.
“Como consta no protocolo do pedido de autorização, os organizadores pagaram uma taxa de utilização do espaço público para a Prefeitura, seguindo o Código Tributário do Município. De acordo com a comissão das entidades, esse valor veio em ótima hora e ficará em conta para utilização de custeio de equipamentos em eventos futuros que sejam feitos em conjunto, já que eles planejam novas ações para o ano que vem”, explicou o responsável pela Cultura e Turismo Municipal, Cadu Pinotti Jr.
Segundo ele, de acordo com a comissão das entidades, “esse valor veio em ótima hora e ficará em conta para utilização de custeio de equipamentos em ações e eventos futuros que sejam feitos em conjunto”.
Segundo ele, em reunião com o Departamento de Cultura, foi acordado também com os promotores do Festival que, se fosse preciso locar qualquer equipamento, que fosse escolhida uma empresa fornecedora da cidade, beneficiando o comércio local. “Assim, houve a locação de cadeiras e mesas e a contratação de profissionais freelances de Nova Odessa para trabalhar no evento. Foram 260 jogos de mesas locados e 45 pessoas da cidade contratadas”, explicou Cadu.
Por fim, o dirigente municipal destacou que houve também “uma grande movimentação na rede hoteleira da cidade, que não via isso há muitos anos”. “Foram 42 apartamentos locados para os funcionários que trabalharam no local”, finalizou Cadu.
No local, havia um espaço especial para as crianças, música ao vivo e a presença do chef Adan Garcia, especialista em suínos. O evento foi “Pet Friendly”, para os visitantes que queiram trazer seus animais de estimação. E por fim, os shows de cover de bandas famosas, como Guns N’ Roses e Legião Urbana.
RETOMADA
No mesmo final de semana, três eventos movimentaram a cidade: o Festival do Torresmo foi uma novidade deliciosa que movimentou a Praça dos Três Poderes durante três dias, mas teve também o 2º “Drive-Thru Cosplay Solidário”, também na Praça dos Três Poderes, e o “Odessão Festival” de Música na Estação Ferroviária, ambos no domingo, dia 21/11.
“Fiquei feliz e muito satisfeito com os eventos desse final de semana em Nova Odessa e adianto que vamos apoiar e promover novos eventos como esses, por meio da nossa Cultura. Foi gratificante receber convidados das cidades da região, entre elas, Americana, Santa Bárbara e Sumaré. Nossa gestão vai fomentar cada vez mais atividades culturais e de lazer em nossa cidade”, comentou na ocasião o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.