Motoristas da SOU Americana, empresa responsável pelo transporte público da cidade de Americana, fizeram uma paralisação na manhã desta quarta-feira (1º). A ação afeta 100% da frota de veículos que atende o município, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Americana e Região. A prefeitura confirma que, a princípio, a paralisação é total.
Ainda conforme o sindicato, a paralisação ocorre porque os trabalhadores da empresa não receberam o pagamento do 13º salário. O sindicato também cita que os motoristas foram chamados por um representante da SOU Americana para uma conversa que teve como intuito coagi-los a assinar um documento que retira direitos trabalhistas.
“Um gerente da SOU conversou com os motoristas na manhã desta quarta. Eles [representantes da empresa] querem que os trabalhadores ‘voltem a rodar’, mas em assembleia, decidimos manter a paralisação. A volta só vai acontecer depois que o 13º for pago e uma reunião for marcada para esclarecer pontos sobre os direitos trabalhistas”, disse o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Americana e Região, Claudemir da Cruz.
Estão circulando apenas veículos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e carros que fazem o transporte de pessoas com deficiência (PCD) para outros locais que ofertam tratamento.
O que diz a prefeitura?
A administração municipal informou que notificou a SOU Americana para que se explique sobre o ocorrido e garanta o retorno do serviço o mais breve possível. “A informação que temos é que as partes estão em conversas”, acrescentou a prefeitura.
A SOU Americana é responsável pelo transporte público da cidade desde novembro de 2018.