21.4 C
Americana
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Nathália Camargo sugere estudos para instalação de bueiros inteligentes contra enchentes em Americana

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita ao Poder Executivo estudos para instalação de bueiros inteligentes no município.

No requerimento, a parlamentar destaca que esses bueiros possuem uma espécie de filtro que permite a passagem da água mas retêm o material sólido, evitando que sujeiras e dejetos caiam na rede pluvial e causem entupimento.

“Em alguns casos, pode haver um equipamento eletrônico instalado no filtro do bueiro inteligente que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade, permitindo a limpeza e desobstrução. O objetivo da instalação desses bueiros inteligentes é evitar o entupimento da rede pluvial, que provoca inundação e enchentes”, frisa a autora.

Nathália menciona que há duas leis municipais que tratam do tema. A lei 5.228/2011, que dispõe sobre de instalação de grades de proteção em bocas coletoras de águas pluviais, e a lei 6.350/2019, que autoriza a implantação do programa Bueiro Ecológico, como forma de prevenção às enchentes e alagamentos.

No requerimento, a vereadora questiona se o Poder Executivo possui estudos para implantação de bueiros inteligentes no município e sobre os bairros mais afetados por enchentes e inundações no município. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que ocorre na quinta-feira (2).

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também