21.4 C
Americana
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Vereador Eliel propõe ‘nova sinalização’ para identificar locais reservados para idosos

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, na secretaria da câmara, o Projeto de Lei 261/2021, que estabelece pictograma a ser utilizado em nova sinalização de atendimento prioritário ou de espaço reservado a pessoas idosas. De acordo com a propositura, a antiga sinalização, na qual o público da terceira idade era representado com as costas curvadas, utilizando bengalas, será substituída outra mais adequada, com a representação de uma pessoa caminhando normalmente, ao lado do número 60+. O descumprimento da lei, caso ela seja aprovada, implicará em advertência para regularização no prazo máximo de 30 dias.

“É constrangedor aos idosos encontrar símbolos que denotam incapacidade, imagem essa bastante difundida em nossa sociedade, em locais que são prioritários ou reservados para utilização deles”, afirmou Eliel Miranda. O novo símbolo proposto pelo parlamentar foi apresentado em âmbito nacional há alguns anos por um publicitário, escolhido entre outras imagens, depois de intensa campanha na internet.

“Já se foi o tempo em que a imagem de um velhinho apoiado em uma bengala representava a chamada terceira idade. Sua substituição por um símbolo mais moderno e de acordo com o padrão de vida atual dos idosos, que têm uma vida ativa, trabalham e aproveitam seus momentos de lazer, é mais do que necessária”, destacou o parlamentar na exposição de motivos do projeto. Eliel ressalta também que o símbolo atual prejudica a manutenção da autoestima dos idosos e pode estimular atitudes de preconceito ou discriminação contra eles, em razão, unicamente, de sua idade mais avançada.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também