A Polícia Civil prendeu um rapaz de 22 anos e apreendeu drogas e outros materiais durante uma operação que investiga roubos a comércios em Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Americana (SP).
A Operação “Turba Lupum” foi foi originada de investigações da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Segundo a corporação, mediante grave ameaça com arma de fogo, um quarteto de criminosos em comércios, geralmente em dias onde havia maior valor nos caixas, levando dinheiro e bens.
No dia 10 de outubro de 2021, o alvo do grupo foi uma drogaria em Santa Bárbara. Durante a ação, os criminosos prenderam os funcionários da empresa em uma sala de estoque enquanto pegavam os valores da loja.
Os investigadores apuraram que, após o roubo na drogaria, outras quatro unidades também foram assaltadas pelos mesmos homens, conforme imagens das câmeras de segurança.
A equipe de investigação da especializada identificou cada um dos assaltantes e a função que exerciam nas praticas criminosas: “o cavalo”, criminoso que dirige o veículo que transporta o grupo criminoso; “o cabeça”, que rende as vítimas utilizando arma de fogo e pega o dinheiro e bens; “o contenção”, que fica no interior da loja pronto para agir caso a polícia ou outros clientes cheguem, utilizando colete balístico e arma de fogo; e o “campana” responsável por ficar do lado externo dos estabelecimentos monitorando se a polícia chega.
Após pedido da DIG, a Justiça emitiu mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados, que foram cumpridos nesta quinta-feira.
Durante as buscas nos endereços, foram encontrados objetos de interesse para a investigação e, em um dos endereços, em Santa Bárbara, foram encontrados dois tijolos de maconha que pesaram juntos 718 gramas.
Foi dada voz de prisão para um ajudante geral de 22 anos, que foi conduzido para a sede da DIG, onde a prisão foi oficializada.
Aprensões:
- 4 peças de roupas
- 2 pares de tênis
- 1 telefone celular
- 2 tijolos de maconha, pesando aproximadamente 718 gramas