Após uma nova alta de casos de Covid-19 em Limeira, a prefeitura determinou restrições a eventos com aglomerações de pessoas. O novo decreto vai proibir eventos com público em pé.
O documento foi publicado no Jornal Oficial neste sábado (8), porém, entrará em vigor na próxima segunda-feira (10), com validade até 31 de janeiro.
A restrição se aplica a eventos como atividades culturais, esportivas, de lazer e de cunho religioso. Segundo o decreto, somente serão permitidas atividades até o limite da capacidade do estabelecimento ou local com público sentado.
Conforme informou a prefeitura, a determinação foi tomada com base no avanço dos casos de contaminação pela Covid-19, além do aumento de síndromes gripais no município.
O decreto do prefeito se ampara em manifestação do Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que apresentou um parecer pela suspensão de público em pé nos eventos, isso como forma de “evitar o excesso de pessoas e conter a rápida disseminação do contágio das doenças”.
O decreto menciona ainda que devem ser respeitadas as regras e medidas de higiene, uso de máscaras, distanciamento e controle por parte dos promotores ou organizadores dos eventos e do público que se fizer presente, com base nos termos das resoluções da Secretaria Estadual de Saúde.
Equipes da Vigilância Sanitária serão responsáveis pela fiscalização e eventual aplicação de penalidades. Forças policiais instituídas podem também ser chamadas a atuar para conter abusos e dispersar aglomerações, principalmente em eventos de natureza clandestina.
Limeira é a primeira cidade a anunciar novas restrições após a alta de casos de Covid-19, gripe e influenza. Mas outros municípios do estado já começaram a restringir aglomerações, como Amparo e Hortolândia.