23.6 C
Americana
quarta-feira, outubro 4, 2023

Saúde de Piracicaba bate recorde e atende 13,7 mil pessoas com síndrome gripal em seis dias

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

O surto de síndrome gripal e o aumento dos casos de Covid-19, após as festividades de fim de ano, aumentaram em 75% o atendimento nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Piracicaba nos seis primeiros dias de 2022, comparando com o mesmo período de 2021.

Do dia 1º a 6 de janeiro, 13.779 pessoas foram atendidas nessas unidades. Nos seis primeiros dias de 2021, foram registrados 7.862 atendimentos. Neste ano, o aumento nos atendimentos se acentuou nos quatro primeiros dias úteis. Apenas de 3 a 6 de janeiro, foram 10.064 pessoas atendidas, com recorde no dia 3, segunda-feira, com 2.813 atendimentos.

“Infelizmente, houve um relaxamento das pessoas no que diz respeito às aglomerações e o respeito aos protocolos sanitários, como uso de álcool em gel e de máscaras e o resultado pode ser visto na grande procura pelas unidades de atendimento por pessoas com sintomas de síndrome gripal e respiratória”, explicou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Durante os dias de aumento na demanda, imagens mostraram filas de espera por atendimento nas unidades de saúde e moradores reclamaram de falta de médico e demora para o atendimento. Silvano, no entanto, apontou que houve “comprometimento para atender de forma adequada a todos”.

“Trabalhamos com equipes completas e ainda ampliamos o número de profissionais para dar conta desse crescimento na procura”, acrescentou.

Cenário

A Vigilância Epidemiológica Municipal confirmou, até sexta-feira (7), três casos da Influenza A, um da Influenza A e B, e um da nova cepa H3N2 (Darwin). Na segunda-feira (3), foi confirmado o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 na cidade, em uma adolescente de 15 anos, vacinada, que não precisou de internação e evoluiu para cura.

A orientação da pasta é para que os munícipies continuem com o distanciamento entre pessoas de, pelo menos, um metro, cubram a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lave as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias, além de usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel, medidas estas importantes para a prevenção tanto contra o vírus Influenza quanto contra a Covid-19.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também