O município de Americana decidiu retomar a exigência de agendamento para aplicar vacina contra Covid-19 com objetivo de evitar aglomerações em unidades de saúde em meio ao enfrentamento da epidemia de gripe e recrudescimento da pandemia, com chegada da variante ômicron. A medida, classificada como “temporária”, foi divulgada pela prefeitura na sexta-feira (7).
O agendamento deve ser realizado como era feito antes, pelo site www.saudeamericana.com.br ou www.americana.sp.gov.br/saude/agendamentovacina
No ato do agendamento, a pessoa poderá escolher a unidade de saúde mais próxima de sua casa e não necessitará mais especificar qual a dose que irá tomar. Todas as unidades de saúde terão os quatro imunizantes (Astrazeneca, Coronovac, Janssen e Pfizer) disponíveis, e o profissional avaliará qual a dose necessária para cada paciente, se a primeira, segunda ou de reforço. Se a unidade mais próxima do usuário já estiver com o agendamento esgotado, ele poderá escolher qualquer outra UBS de sua preferência.
A prefeitura ainda destaca que a vacinação de rotina, ou seja, de outros imunizantes contra outras doenças, continua a ser realizada normalmente, nas unidades básicas de saúde, das 13 às 16 horas, essas sem a necessidade de agendamento.