18 C
Americana
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Ocupação de leitos de enfermaria do SUS para Covid-19 chega a 100% em Piracicaba

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Piracicaba chegou na quarta-feira (12) a 100% de ocupação nos leitos de enfermaria do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a pacientes com Covid-19. É a segunda vez no ano que os leitos desse tipo ficam lotados.

No último sábado (8), as enfermarias também chegaram à lotação total, que se manteve no domingo (9). A Secretaria de Saúde informou na segunda-feira (10) que disponibilizou mais vagas e o indicador caiu para 89,5%

Segundo a pasta, no fim de semana eram 16 vagas de enfermaria ofertadas e, com a lotação, o número foi ampliado para 18 vagas. A administração ressalta que no auge da pandemia em 2021 chegou a ofertar mais de 200 vagas de enfermaria para Covid-19.

“No entanto, para que essas vagas não fiquem ociosas e possam atender as demandas não-Covid, a Secretaria amplia a oferta destas vagas de forma gradativa, conforme a necessidade do momento”, diz a nota oficia. Novas vagas devem ser disponibilizadas nesta quinta (13).

“A secretaria reforça que não há fila de espera pra leitos Covid-19 na cidade e que tem se reorganizado para ampliar a oferta de vagas para não deixar a população desassistida.”

Já em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para casos de coronavírus, a ocupação estava em 58% na quarta, embora também tenha ocorrido tendência de alta no último mês.

O crescimento nas taxas de internações ocorre paralelamente a um novo avanço do coronavírus na cidade e na região. Na terça-feira (11) a cidade registrou recorde de casos de Covid-19 em 24 horas, com 407 confirmações. Foi o maior número de registros no período desde o início da pandemia.

Além disso, as cidades também vivem um surto de outras síndromes gripais, como a Influenza. Em Piracicaba o surto de síndrome gripal e o aumento dos casos de coronavírus, após as festividades de fim de ano, aumentaram em 75% o atendimento nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos seis primeiros dias de 2022, comparando com o mesmo período de 2021.

Média móvel em alta

Com a alta de casos de Covid-19 no início desse ano, a média móvel cresce mais a cada dia. Na quarta-feira (12) a média de confirmações diárias é de 313 na cidade, o maior número já registrado desde o início da pandemia.

Há 14 dias, em 29 de dezembro, a média móvel de casos mostrava outro cenário. Eram cerca de 24 confirmações diárias. Veja no gráfico a evolução desde novembro de 2021.

Média móvel de casos de Covid-19 em Piracicaba

Apesar da alta acentuada nos casos, a curva de mortes pela doença se mostra estável. Atualmente a média móvel está em 0,29. Quando esse valor fica abaixo de 1 significa que não foram confirmadas sete mortes na última semana – período usado para calcular a média móvel.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também