21.4 C
Americana
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Funcionárias que atuam na limpeza de prontos-socorros de S. Bárbara alegam atrasos nos salários; empresa nega pendências

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

Funcionárias de uma empresa terceirizada da Prefeitura cruzaram os braços nesta sexta-feira (14), alegando atrasos no pagamento. Elas, que atuam na limpeza dos prontos-socorros Dr. Edison Mano e Dr. Afonso Ramos, também se manifestaram em frente à unidade central de urgência e emergência, onde convocaram o vereador Nilson Araújo Radialista (PSD), em busca de apoio para receberem seus vencimentos na íntegra.

A empresa responsável pelo serviço, Orbita Multiwork, nega qualquer pendência com as trabalhadoras, mas, segundo o sindicato da categoria, pelo menos três estariam sem receber seus salários. Além dos salários dessas funcionárias, o vale-transporte de todas as contratadas pela empresa em Santa Bárbara d’Oeste estaria em atraso.

“Por isso assinei a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) proposta na Câmara. Essas empresas são contratadas, recebem o dinheiro, e não pagam os trabalhadores”, afirma o vereador. Nilson Araújo ressalta que representantes da Administração também foram até o local da manifestação, onde sugeriram que as colaboradoras fossem à Secretaria Municipal de Saúde, para explicar melhor essa situação.

O vereador disse ainda que, junto com outros parlamentares, pretende notificar a Prefeitura, solicitando o rompimento do contrato da empresa prestadora de serviço de limpeza, caso fique confirmado que ela não estaria cumprindo com os compromissos com seus funcionários.

Vereador Celso Ávila questiona prefeitura sobre contrato com terceirizada

Após protestos, o vereador Celso Ávila (PV) protocolou nesta sexta-feira (14) requerimento de informações a respeito da empresa Orbita Multiwork, prestadora de serviços gerais no PS Dr. Edison Mano. O parlamentar destaca que diferentes profissionais de limpeza contratadas por essa terceirizada da Administração denunciaram o atraso no pagamento no programa Espaço Aberto, apresentado pelo radialista e vereador Nilson Araújo.

“As funcionárias reclamam da falta de pagamento integral, adicional noturno, atrasos no pagamento e no vale-refeição. Elas também alegam que trabalham mais de 12 horas por noite, muitas vezes sem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados”, explicou Celso Ávila, antes de apresentar os questionamentos.

No requerimento, o vereador indaga se a Orbita Multiwork é uma empresa terceirizada pela Prefeitura e, em caso afirmativo, há quanto tempo ela atua em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar também questiona se a Administração já havia recebido qualquer denúncia a respeito de eventuais falhas no pagamento por parte dessa terceirizada ou quanto à prestação dos serviços por parte dos contratados. Caso tenha recebido qualquer denúncia, o vereador questiona o motivo de a Prefeitura ainda não ter tomado nenhuma medida, no intuito de evitar que os trabalhadores fossem prejudicados.

Por fim, Celso Ávila pergunta se a Prefeitura está em dia com o pagamento dessa empresa e se todas as reclamações apresentadas pelas funcionárias, procedem. Caso sejam verdadeiras, o vereador questiona qual será a atitude da Prefeitura para solucionar essa situação.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também