Após a reinstalação de radares fixos no município de Santa Bárbara d’Oeste, em apenas um mês de operação foram aplicadas 5.181 multas por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho – média de 172 infrações por dia ou uma multa aplicada a cada oito minutos. O levantamento é da SESETRAN e corresponde ao período de 10 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022.
Do montante de multas aplicadas no primeiro mês, 98,6% (5.113 no total) são de motoristas que transitaram em velocidade acima da permitida por lei. Infrações cometidas por avanço de sinal vermelho correspondem a 68.
Há 14 meses desligados, a fiscalização estava suspensa desde outubro de 2020 por questões judiciais envolvendo duas das empresas que participaram da licitação para fornecimento do serviço.
Apesar da alta nos números de infrações, o Secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil da cidade, Rômulo Gobbi, acredita que, com o passar do tempo, haverá quedas significativas, uma vez que os condutores estão se adequando à volta dos equipamentos.
O secretário da pasta ressalta que o principal objetivo da instalação dos radares é oferecer segurança aos motoristas e pedestres. “Os equipamentos [radares] cumprem o papel de aferir a velocidade dos veículos e são necessários para a redução de acidentes.”
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade por excesso de velocidade pode variar de R$ 130,16 a R$ 880,41, podendo, em alguns casos, ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa.
Atualmente, a cidade conta com 18 radares instalados em sete avenidas. São elas: Santa Bárbara, São Paulo, Prefeito Isaías Romano, Corifeu de Azevedo Marques, Bandeirantes, Alfredo Contatto e Amizade, com limites de velocidade entre 50 Km/h e 70 Km/h.