As pessoas que se inscreveram na Escola de Música Heitor Villa-Lobos, de Americana, e que participaram da primeira etapa do processo seletivo já podem consultar se foram classificados para a segunda fase no link.
A segunda fase consistirá em uma entrevista, e o processo ocorrerá entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Os candidatos receberão uma convocação por e-mail com informações da data e horário específicos de cada entrevista, que será realizada nas dependências da Escola de Música, no Centro de Cultura e Lazer (CCL).
A Escola Municipal de Música oferece cursos de formação em violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, violão, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba e técnica vocal.
Os cursos têm duração de oito semestres, divididos em ciclo 1 e 2, com exceção do de técnica vocal que, por enquanto, é oferecido apenas o ciclo 1. Cada curso é, inicialmente, composto por quatro disciplinas obrigatórias, como instrumento escolhido ou técnica vocal, teoria musical, canto coral e prática de grupo.
A primeira fase do processo seletivo foi realizada digitalmente no dia 17 de dezembro, com uma prova de percepção musical. Após a realização da segunda etapa e a publicação dos nomes dos aprovados, as matrículas deverão ser efetuadas de 14 a 18 de fevereiro, e as aulas terão início em 21 de fevereiro.