28.6 C
Americana
quinta-feira, agosto 18, 2022

Capivari tem pelo menos 500 casas atingidas e 400 pessoas desabrigadas por conta das chuvas e cheia do rio

portalpanoramahttp://portalpanorama.com
Tudo o que você precisa ler, ver e ter. Acesse e fique bem informado sobre os últimos acontecimentos e fatos de Santa Bárbara, Americana e região.

A Prefeitura de Capivari contabilizou, na noite de domingo (30), 500 casas atingidas pelas enchentes causadas pela chuva e cheia do rio, que desalojaram cerca de 400 pessoas e desabrigaram mais de 70, que tiveram que ser encaminhadas a abrigos municipais. Não há informações sobre feridos.

O balanço se refere aos afetados pelas chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira (28). O volume fez o Rio Capivari transbordar. Quatro gatos que estavam ilhados no bairro Ribeirão foram resgatados pelos bombeiros e pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Na manhã desta segunda-feira (31), as cerca de 400 pessoas permaneciam desabrigadas, em casas de parentes e amigos. Outras 13 famílias (79 pessoas) ficaram desalojadas e foram abrigadas em uma escola e no estádio da cidade.

A cidade tem 56.973 habitantes, segundo a estimativa para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. As chuvas desalojaram ou desabrigaram 0,8% da população.

Durante todo o dia, o trabalho foi de remoção de móveis, eletrodomésticos e outros pertences das famílias que precisaram deixar as casas. As 400 pessoas desalojadas foram para casa de outros parentes.

Receba as notícias do Portal Panorama no WhatsApp

Já as 79 desabrigadas se dividiram em dois abrigos. A Escola Municipal Aldo Silveira atendeu 38 pessoas e o Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini” (Ronaldão), os outros moradores, sendo 13 famílias em cada local.

A prefeitura informou que recebe doações destinadas às pessoas que foram afetadas pelas enchentes e o ponto de coleta é o Ginásio Ronaldão, na avenida José Annicchino.

Emergência e previsão

A prefeitura decretou situação de emergência para acelerar eventuais contratações de serviços e obras, sem a necessidade de licitação. O Rio Capivari transbordou na madrugada e chegou a 3,58 metros por volta das 16h, total superior ao referencial de 2 metros, quando já há alagamentos.

A previsão da administração municipal é de que o rio comece a receber águas das chuvas da região na tarde de segunda (31).

Em nota, a prefeitura diz que o volume de chuva registrado desde sexta-feira é de 124.50 milímetros (mm) na cidade, 154,3 mm na cabeceira do Rio Capivari em Campinas, 101,3 mm na cabeceira do rio em Monte Mor, e de 109,50 mm no Rio Capivari-Mirim, que desemboca também no rio da cidade.

“Choveu mais do que o esperado, pois havia previsão de 45 mm para o sábado, domingo e segunda. Há previsão de chuvas para toda a semana”, diz nota do Executivo.

Na quinta-feira (27), a Defesa Civil solicitou à empresa Raízen a abertura das comportas da Barragem Leopoldina, por conta do volume de chuva registrado na cabeceira do Rio Capivari.

Apoio do estado

O governo de São Paulo divulgou uma nota na tarde de domingo para informar que houve a liberação de R$ 15 milhões para dez municípios afetados pelas chuvas neste fim de semana.

Nas regiões de Campinas e Piracicaba (SP) serão contempladas três cidades, cada uma delas com valor de R$ 1 milhão para reparos por conta de alagamentos e deslizamentos de terra: Capivari, Monte Mor e Rafard. Dezoito pessoas morreram no estado por conta de chuvas desde sexta.

“Além da liberação dos recursos, o governador [João Doria] determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para apoiar todas as prefeituras das cidades que sofreram com as chuvas”, diz a nota da assessoria.

“Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 153”, informa a prefeitura.

- Publicidade -

Mais artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicidade

Veja também