Eduardo Bolsonaro condiciona eleições 2026 à anistia

Eduardo Bolsonaro ameaça à democracia
Eduardo Bolsonaro ameaça à democracia – Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a atacar as instituições brasileiras, e desta vez, utilizou as redes sociais para lançar uma ameaça direta à democracia. Em publicação no X (antigo Twitter) nesta quinta-feira (2), o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro condicionou a realização das eleições de 2026 à aprovação de uma anistia ampla para os investigados e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Leia também: Moraes envia à PGR pedido de prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro

“Sem anistia não haverá eleição em 2026”, escreveu o parlamentar, em tom de intimidação, ao afirmar que a medida seria “o mínimo tolerável em defesa da democracia”. Contudo, a declaração foi vista como uma inversão de papéis, já que buscou retratar como vítimas aqueles que atacaram as instituições em Brasília e, ao mesmo tempo, deslegitimar os que as defenderam.

A fala provocou forte reação de analistas políticos e de setores democráticos, pois reforça o projeto autoritário associado à família Bolsonaro, que insiste em contestar a legitimidade das instituições. Além disso, críticos destacam que Eduardo Bolsonaro mantém articulações frequentes nos Estados Unidos — país para onde seu pai se refugiou após deixar o poder e onde ainda busca apoio.

📲 Fique por dentro das notícias de Arcoverde e região!
Receba atualizações, coberturas exclusivas bem como os destaques do dia direto no seu WhatsApp.
👉 Clique aqui e entre no canal oficial do Portal Panorama

O episódio evidencia a estratégia bolsonarista de tentar transformar os responsáveis pelos ataques antidemocráticos em “perseguidos políticos”, embora os atos de 8 de janeiro tenham tido como objetivo explícito destruir a democracia e instaurar um regime de exceção.

Ao colocar em dúvida a realização das eleições de 2026, Eduardo Bolsonaro afronta diretamente a Constituição, que garante o direito ao voto e a realização periódica do processo eleitoral.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Clara Melo
Clara Melo
Artigos: 1710

Deixe um comentário