VÍDEO: PRF resgata mais de 900 animais silvestres

PRF resgatou animais silvestres em Garanhuns
PRF resgatou animais silvestres em Garanhuns – Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 903 animais silvestres durante uma fiscalização realizada na madrugada deste sábado (15), na BR-423, em Garanhuns. De acordo com a corporação, os animais — sendo 885 aves e 18 jabutis — eram transportados em condições precárias dentro de um carro popular conduzido por um homem de 28 anos.

Leia também: TCE-PE reduz multa aplicada ao município de Venturosa após avaliar cumprimento parcial de termo de ajuste de gestão

De acordo com a PRF, os animais estavam distribuídos em pequenas gaiolas e caixas, tanto no porta-malas quanto nos bancos do veículo. Em razão da falta de ventilação, bem como espaço adequado, algumas das aves não resistiram à viagem e foram encontradas mortas.

Entre as espécies resgatadas, estavam 400 galos-de-campina, 290 papa-capins, 58 tico-ticos, 49 azulões. Além de outras espécies de pássaros da fauna brasileira. Já os jabutis eram transportados empilhados em caixas de papelão.

Durante a abordagem, realizada pelo Grupo de Patrulhamento Tático, o motorista informou que havia adquirido os animais na cidade de Ouro Branco, em Alagoas. Nesse sentido, com a intenção de revendê-los em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A distância entre os dois municípios ultrapassa 200 quilômetros. Ainda segundo a PRF, o homem já havia sido detido anteriormente pelo mesmo tipo de crime ambiental.

📲 Fique por dentro das notícias de Arcoverde e da região!
Receba atualizações, coberturas exclusivas bem como os destaques do dia direto no seu WhatsApp.
👉 Clique aqui e entre no canal oficial do Portal Panorama

Diante da situação, o motorista foi autuado e poderá responder criminalmente pela prática de tráfico de animais silvestres, prevista na legislação ambiental brasileira. Os animais resgatados foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde passarão por avaliação veterinária e cuidados até possível reintegração ao habitat natural.

O tráfico de animais silvestres é considerado uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira e está previsto como crime ambiental na Lei nº 9.605/1998.

#Compartilhe clicando em uma das opções abaixo
Clara Melo
Clara Melo
Artigos: 1710

Deixe um comentário