
A tensão política marcou o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) na última quinta-feira (17). Nesse sentido, quando um vídeo divulgado nas redes sociais registrou uma suposta confusão envolvendo o vereador Ruber Neto (PSD) e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB). O desentendimento aconteceu durante uma vistoria na Praça Mestre Dominguinhos — principal polo do evento.
Segundo o vereador, a confusão ocorreu enquanto ele fiscalizava a estrutura do FIG após críticas públicas. Como as feitas pelo cantor Zeca Baleiro, sobre o distanciamento do público em relação ao palco. Ruber acusa o prefeito de tê-lo agredido ao arrancar o microfone de sua mão. E de ter permitido que seguranças derrubassem seu advogado no chão durante uma tentativa de impedir a gravação.
Leia também: TCE-PE abre auditoria para investigar prefeito de Garanhuns por possível promoção pessoal no FIG
“De forma completamente autoritária, ele arrancou o microfone da minha mão, tentando me calar à força, como se estivéssemos vivendo numa ditadura. E pior: tentaram tomar à força o celular do meu advogado […] derrubaram ele no chão de forma covarde e desumana”, afirmou o vereador em publicação nas redes sociais.
Ainda mais, segundo Ruber Neto, ele registrou um Boletim de Ocorrência contra o prefeito e sua equipe. Incluindo seguranças que, supostamente, seriam policiais militares. Além disso, o vereador também afirmou que Sivaldo estava acompanhado do filho, o deputado estadual Cayo Albino (PSB), e do irmão, o secretário de Obras, Sinval Rodrigues Albino.
Nota da Prefeitura
Em resposta, a assessoria de Sivaldo Albino afirmou que o prefeito “não irá se manifestar quanto à provocação do vereador Ruber Neto”. Dessa forma, alegando que o episódio foi premeditado com intenção de gerar desinformação nas redes sociais. A seguir, veja a nota na íntegra:
“O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, não irá se manifestar quanto à provocação do vereador Ruber Neto que tentou tumultuar nesta tarde na Praça Mestre Dominguinhos, quando o prefeito, o deputado Cayo Albino, secretário Fá Albino e sua equipe faziam vistoria técnica na estrutura do palco da praça. Como bem mostra o vídeo, o vereador foi ao encontro do prefeito, ao qual vive fazendo ataques de baixo nível, já com o celular gravando, sabendo que não há qualquer tipo de relacionamento cordial entre ambos, e que provavelmente agiu premeditado para depois acusar, como sempre faz, mas todos sabem que estes episódios alimentam suas redes gerando desinformação.”
📲 Fique por dentro das notícias de Arcoverde e região!
Receba atualizações, coberturas exclusivas e os destaques do dia direto no seu WhatsApp.
👉 Clique aqui e entre no canal oficial do Portal Panorama
Investigação policial
A Polícia Civil de Pernambuco informou que instaurou um inquérito para apurar as ocorrências de ameaça, lesão corporal e exercício arbitrário das próprias razões. Os registros foram efetuados ainda na tarde da quinta-feira (17) e as investigações seguem em andamento.
Por fim, o episódio intensifica o clima de embate político durante o festival, que nesta edição já foi alvo de críticas quanto à infraestrutura e uso político do evento — inclusive com apuração aberta pelo Ministério Público de Pernambuco.









