
Coluna da quinta: A virada que não veio
A tão esperada virada que o grupo governista de Pernambuco imaginava para o fim do ano nas intenções de voto não passou de ilusão. A Pesquisa Alfa, divulgada ontem pela CNN, confirmou que não houve qualquer movimento significativo capaz de alterar o cenário eleitoral. Ao contrário das projeções otimistas da base governista, o levantamento mostrou uma consolidação da vantagem de João Campos rumo ao Palácio do Campo das Princesas. Para o prefeito do Recife, que comemorou aniversário no mesmo dia, o resultado não poderia ser mais simbólico. A pesquisa indica que ele segue firme na liderança, bem como amplia o favoritismo dentro da disputa estadual.
Leia também: Coluna da quarta: Mobilidade com responsabilidade
O levantamento revela João Campos 26 pontos à frente da governadora Raquel Lyra, diferença que reforça a dificuldade da gestora em reverter a tendência. Em votos válidos, o cenário é ainda mais duro para a governadora: João aparece com 61%, enquanto Raquel registra 29%. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em 56 cidades pernambucanas entre 17 e 21 de novembro, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, bem como nível de confiança de 95%. Os números, apresentados de forma consistente pelo instituto, reforçam que o eleitorado mantém uma preferência estável, apesar das investidas recentes do governo para tentar alterar a percepção popular.
Nos bastidores, aliados reconhecem que, embora a estrutura do governo tenha sido mobilizada intensamente nos últimos meses para tentar influenciar as projeções. Bdm como, conquistar terreno político, o resultado foi uma verdadeira “água no chope”. A frustração toma conta de setores da base, que já admitem que não adianta buscar responsáveis na oposição, na Alepe ou nos próprios institutos de pesquisa. Em todos os cenários, metodologias e instituições consultadas ao longo do ano, João Campos aparece consistentemente na frente. Dessa forma, demonstrando que o fenômeno eleitoral não é pontual, mas estrutural.
Diante disso, a avaliação é de que Raquel Lyra e sua equipe partirão agora para o tudo ou nada, conscientes de que o início de 2026 será decisivo. Se o sentimento das ruas se consolidar e a preferência popular continuar inclinada para o campo adversário, será difícil segurar o avanço da Frente Popular de Pernambuco, que já observa o cenário com entusiasmo crescente. A governadora sabe que o tempo político é curto e que reagir será um desafio enorme, especialmente diante de uma tendência que, se ganhar força, pode se tornar irreversível.
Dissidência

Mais uma vez, Marília Arraes articula voo solo. Sem muitas chances de ser indicada ao Senado pela Frente Popular, planeja lançar uma candidatura avulsa. Assim como nas duas últimas eleições majoritárias. Desse modo, ela sai enfrentando todos e todas, amparada no destaque que costuma ter nas pesquisas. Veremos se terá o mesmo desfecho de antes: a derrota — ou se sairá vitoriosa desta vez.
ÁGUA

A Compesa retomou o abastecimento de água no Maria de Fátima, bem como em bairros adjacentes da região sul de Arcoverde, após a manutenção dos poços Jatobá. A expectativa é de que o fornecimento seja normalizado nos próximos dias também no Coliseu e no Arco-Íris. Conforme declaração pública do gerente regional, João Raphael, a companhia fará uma obra para levar água da ETA Arcoverde até essa área. Assim, reduzindo a dependência de 100% dos poços do Jatobá.
EXPECTATIVA

As famílias de Arcoverde estão cheias de expectativa para o lançamento do “Natal Luz – Encantos do Sertão”, marcado para amanhã, a partir das 18h.
A ansiedade cresce após a forte divulgação do evento, bem como as comparações com as grandiosas decorações de Garanhuns e de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Amanhã, enfim, a curiosidade acaba e Arcoverde descobrirá todo o encanto do seu Natal Luz – Encantos do Sertão.
Pernambuco Meu País – Verão

O Governo de Pernambuco anunciou a primeira edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, com shows em cinco cidades do Grande Recife e do Litoral Sul. O “Pernambuco Meu País – Verão” será realizado nos fins de semana entre dezembro e janeiro.
A ação chega em um momento estratégico e é vista como uma tentativa de ampliar a popularidade da governadora na Região Metropolitana, onde o prefeito João Campos mantém alta avaliação e lidera todas as pesquisas eleitorais.
Fica a pergunta: o que falta ao governo de Raquel para conquistar o povo de Pernambuco?
Coluna da quinta: A virada que não veio
📲 Fique por dentro das notícias de Arcoverde bem como da região!
Receba atualizações, coberturas exclusivas bem como os destaques do dia direto no seu WhatsApp.
👉 Clique aqui e entre no canal oficial do Portal Panorama









