Compesa interrompe abastecimento em Venturosa para manutenção

Abastecimento de água é interrompido em Venturosa
Abastecimento de água é interrompido em Venturosa – Foto: Reprodução

A Compesa interrompeu o fornecimento de água em toda a cidade de Venturosa nesta quinta-feira (14). A empresa realiza uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

As equipes técnicas detectaram uma falha no sistema e iniciaram os reparos nas primeiras horas do dia.

Leia também: Julgamento do prefeito Cacique Marcos é retirado de pauta no TRE-PE

A Compesa pretende concluir os serviços até as 16h de hoje. Após esse horário, os técnicos reiniciarão o abastecimento de forma gradual.

A concessionária orienta a população a economizar a água disponível. A equipe trabalha para garantir a segurança operacional e restabelecer o serviço rapidamente.

Justiça determina medidas para normalizar abastecimento em Pedra, mas moradores seguem sem água nas torneiras
MPPE obriga Compesa regular água em Pedra
MPPE obriga Compesa regular água em Pedra – Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve uma decisão liminar que obriga a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a restabelecer o abastecimento regular de água em Pedra. A Justiça emitiu a determinação no dia 13 de outubro e concedeu à empresa o prazo de 15 dias para corrigir as falhas na distribuição, que afetam diversas localidades do município.

De acordo com a decisão, enquanto a Compesa não regularizar totalmente a situação, a empresa deve garantir o fornecimento de água por meio de carros-pipa. Além disso, o juiz determinou que a concessionária suspenda a cobrança da tarifa mínima nos períodos em que interromper o serviço sem apresentar justificativa adequada aos consumidores.

A liminar também obriga a Companhia a informar a população, de forma transparente, sobre as causas da falta d’água, o cronograma de normalização e outros dados relevantes. O tribunal exige, ainda, que a empresa implante um sistema de protocolos mais eficiente. Que impeça o encerramento automático de chamados sem que o morador confirme o real restabelecimento do abastecimento.

O promotor de Justiça Filipe Coutinho Lima moveu a Ação Civil Pública (nº 0000717-05.2025.8.17.3100) diante do agravamento da crise hídrica no município e das constantes reclamações dos moradores.

Entretanto, mesmo após a decisão judicial, moradores afirmam que enfrentam uma realidade difícil. O Portal Panorama recebeu relatos de que várias casas não têm água disponível nem para as necessidades básicas.

Uma moradora desabafou:

“Mesmo depois que a Justiça determinou que fosse liberada a água, as nossas torneiras continuam secas. Muita gente tem comprado água devido à demora e ao tanto de tempo sem água. Aqui em casa só tem água de beber, que a gente comprou pra se virar. Me parece que a multa não surtiu nenhum efeito.”

📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.

Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.

👉 Por isso, clique aqui e entre agora.

A falta d’água causa transtornos diários aos moradores de Pedra, gera despesas extras e eleva a insatisfação popular.

Até o momento, a Companhia não atualizou oficialmente o cumprimento do prazo imposto pela Justiça. Moradores aguardam novos desdobramentos para os próximos dias, enquanto o MPPE acompanha o caso rigorosamente.

Compartilhe esta reportagem

Deixe um comentário