Após investimento superior a R$ 6,1 milhões, Raquel Lyra amplia capacidade de armazenar vacinas em Pernambuco garantindo segurança e eficiência na distribuição de imunizantes

Com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento e garantir mais eficiência na distribuição de imunizantes em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A unidade é responsável pelo recebimento, conservação e envio de vacinas para os 184 municípios do Estado e para o arquipélago de Fernando de Noronha.
A obra recebeu investimento superior a R$ 6,1 milhões e resultou na duplicação da capacidade de armazenamento de vacinas. Além disso, a intervenção promoveu a modernização completa da estrutura, considerada estratégica para o fortalecimento da saúde pública estadual.
Durante o evento, Raquel Lyra destacou que a antiga estrutura apresentava problemas de conservação. o que comprometia a operação da rede de frio. Segundo a gestora, a requalificação garante mais segurança no armazenamento dos imunizantes e contribui diretamente para o fortalecimento das ações de imunização, com impacto na ampliação da cobertura vacinal em todo o Estado.
Leia também: Governo de Pernambuco forma 457 novos policiais civis e entrega 128 viaturas para reforçar a segurança pública
A intervenção incluiu a construção de uma nova câmara de resfriamento, destinada à conservação adequada dos imunizantes, além da reforma das áreas administrativas e da adequação dos espaços operacionais. A Central Estadual da Rede de Frio recebe vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e realiza o armazenamento antes da distribuição.
Por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), os imunizantes são encaminhados às Gerências Regionais de Saúde (Geres), que ficam responsáveis pela distribuição aos municípios pernambucanos.
Segurança e adequação às normas técnicas fortalecem rede de frio
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a ampliação reforça a capacidade de resposta da rede de imunização. Segundo ela, Pernambuco passa a contar com estrutura suficiente para armazenar todos os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. Inclusive terá ambientes mais adequados para capacitação de profissionais e melhores condições de trabalho para as equipes.
A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, destacou ainda que a nova estrutura segue as normas técnicas do Ministério da Saúde, ampliando a segurança no armazenamento e reduzindo riscos existentes na antiga instalação.
Também participaram da entrega a vice-governadora Preiscila Krause, deputada estadual Socorro Pimentel, os vereadores do Recife Ronaldo Lopes e Davi Muniz, além do diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda.
Com a modernização da Central da Rede de Frio, o Governo de Pernambuco espera tornar mais eficiente a logística de distribuição de vacinas. Dessa forma, o Estado busca garantir mais agilidade, segurança e regularidade no abastecimento de imunizantes em todas as regiões pernambucanas.
📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.
Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.







