
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou a construção de cinco novos batalhões da Polícia Militar (PM) no Estado, nesta terça-feira (04). Entre os municípios contemplados está Arcoverde, além de Bezerros, Goiana, Barreiros e Camaragibe. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da gestora, que também confirmou o envio de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa (Alepe) já nesta quarta-feira. Com o objetivo das obras serem viabilizadas o quanto antes.
“Estamos enviando para a Assembleia Legislativa, amanhã bem cedinho, um Projeto de Lei para a construção de cinco novos batalhões da Polícia Militar em Pernambuco”, declarou a governadora.
A iniciativa faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar a segurança pública e descentralizar o policiamento especializado. Sobretudo porque muitas áreas do interior ainda sofrem com a escassez de efetivo e estrutura. O objetivo, segundo o governo, é atuar tanto na prevenção quanto no combate à criminalidade. Além disso, ampliar a presença da PM nas comunidades.
Arcoverde na lista de prioridades
Em Arcoverde, a população aguarda a possível instalação de um Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp), que a gestão estadual anunciara no ano passado, embora a equipe governamental ainda não tenha confirmado a inclusão da unidade no novo projeto. Caso o governo concretize o BIEsp, construirá a sede em um terreno localizado atrás da Rodoviária, no bairro de São Cristóvão.
O BIEsp atua no enfrentamento direto à criminalidade por meio de ações táticas que envolvem Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Radiopatrulhamento, Policiamento de Choque, operações com cães e Policiamento de Trânsito.
Durante o anúncio, Raquel Lyra também comemorou a queda nos índices de criminalidade no Estado e criticou a gestão anterior. Segundo a governadora, a gestão atual encontrou a segurança pública em situação crítica, de modo que atribui os avanços alcançados a uma política de reorganização estrutural e a investimentos em inteligência e infraestrutura.
Até o momento, o Governo do Estado não informou se a nova unidade em Arcoverde seguirá o modelo do BIEsp prometido ou outra estrutura operacional. Além disso, as autoridades ainda não divulgaram prazos para o início das obras, orçamento ou o contingente de efetivo destinado a cada nova unidade.
A seguir, confira o vídeo da governadora:
📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.
Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.







