Pesqueira chega ao Festival de Gramado com a força e a ancestralidade Xukuru

No 54° Festival de Cinema de Gramado, documentário “Empeleitada”, chega dirigido por cineasta indígena, onde destaca Pesqueira, território Xukuru, cinema e resistência na disputa pelo Kikito

Pesqueira chega ao Festival de Gramado com a força, a memória e a ancestralidade Xukuru
“Empeleitada” foi filmado no território Xukuru, em Pesqueira, e disputa o Kikito no 54º Festival de Gramado.

Pesqueira chega ao Festival de Gramado levando a cultura, a memória e a ancestralidade do povo Xukuru do Ororubá a um dos principais eventos de cinema do Brasil. O documentário pernambucano “Empeleitada”, filmado no território Xukuru, em Pesqueira, foi selecionado para a mostra competitiva do 54º Festival de Gramado e disputa o tradicional troféu Kikito na categoria de longa-metragem documental.

Codirigido pela cineasta indígena Mikaele Xukuru, ao lado de Chico Ludermir e Sergio Borges, o filme acompanha a construção coletiva de uma casa de taipa na Aldeia Pedra D’Água, dentro do território Xukuru do Ororubá.

A partir do trabalho comunitário, a produção constrói, por exempo, uma narrativa sobre identidade, memória, ancestralidade e resistência. A casa, erguida com a participação coletiva, representa mais do que um espaço de moradia: é também símbolo da relação do povo Xukuru com a terra, seus saberes e suas tradições.

Leia também: Pernambuco tem mais de 850 vagas abertas em concursos e seleções

O mutirão retratado pelo documentário evidencia a força da coletividade e a transmissão de conhecimentos entre diferentes gerações. A produção também valoriza a perspectiva indígena ao apresentar a história a partir do olhar de quem vive no território e mantém viva sua memória cultural.

A seleção para o Festival de Gramado amplia a visibilidade do cinema indígena. Além disso, coloca, inclusive, Pesqueira e o povo Xukuru do Ororubá em evidência no cenário audiovisual brasileiro.

A exibição de “Empeleitada” ocorre nesta terça-feira (18), às 20h, dentro da programação do festival, que reúne produções de diferentes regiões do país.

Com a participação na competição, o Agreste pernambucano chega com êxito à Serra Gaúcha. Levando para as telas sobretudo, uma história construída coletivamente e marcada pela força da terra, da memória e da ancestralidade Xukuru.

📲 Não perca nenhuma notícia importante de Arcoverde bem como da região.

Se você quer se manter sempre bem informado, entre no canal oficial do Portal Panorama no WhatsApp. Receba, portanto, em tempo real alertas, atualizações exclusivas e os principais acontecimentos direto no seu celular. Além disso, você acompanha tudo com mais rapidez e, ao mesmo tempo, de forma totalmente gratuita, sem depender de redes sociais.

👉 Por isso, clique aqui e entre agora.

Compartilhe esta reportagem

Deixe um comentário